Rachadura Ponte Rio Niteroi é necessária

Uma foto postada no Facebook mostrando uma suposta rachadura na Ponte Rio-Niteroi, causou espanto e medo entre os internautas e acabou obrigando a concessionária CCR Ponte emitir um comunicado de esclarecimentos.
 Afinal, junto com o pânico, surgiram milhares de especialistas facebookianos da ponte-que-partiu emitindo opiniões mais insanas e estúpidas em busca de likes.

A foto foi tirada pela internauta Patricia Sathler no Sábado dia 05/04/2014, mas somente postada no Facebook no dia 07/04/2014 e até o momento possui mais de 40.000 compartilhamentos.

Realmente para quem desconhece engenharia, a visão dessa rachadura assusta...


Uma rápida olhada pela internet e já encontramos imagem semelhante postada em 2009 no Fotolog Aragarcas como mostra a imagem abaixo:


Veja a nota da CCR Ponte explicando a rachadura na Ponte Rio-Niterói 

"Uma foto está sendo postada nas redes sociais mostrando uma junta de dilatação na Ponte Rio-Niterói, que vem sendo confundida com uma rachadura.

A CCR Ponte esclarece que esta abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.

Toda ponte de grandes dimensões precisa deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas.

Existem várias juntas como esta ao longo da Ponte Rio-Niterói. No trecho sobre o mar, essas aberturas ocorrem a cada 400 metros, em sua maior parte, e têm cerca de 13 centímetros de abertura. Nos acessos Rio e Niterói, ocorrem a cada 30 metros, aproximadamente, e têm cerca de três centímetros de abertura."


Postar um comentário

0 Comentários