Piolho pode prejudicar os estudos e o aprendizado.

De acordo como o O Biólogo Newton Madeira, da UNESP de Botucatu, uma criança infestada de piolhos pode ter dificuldades no aprendizado e ter baixo rendimento escolar. Mas estranhamente o biólogo diz que não é por questões biológicas e sim por motivos psicológicos, pois há uma queda da auto-estima da criança infectada com piolhos.

Falando em psicologia, só de estar falando em piolhos a cabeça já começa a coçar, é pior que bocejo, isso.

Lamentavelmente por aqui os piolhos são trados como uma infestação de pobres e gente sem higiene, sendo que nos mais ricos, a pediculose (infestação de piolhos) é tratado sim como doença", afirma Madeira.


10 perguntas que elucidam os mitos e verdades sobre Piolhos:

1-  As pessoas pegam piolho por falta de higiene?

Não há nenhuma relação entre o piolho e a falta de higiene nos cabelos. Pelo contrário: o animal prefere fios limpos. Esse é um equívoco que muita gente comete e acaba causando preconceito. 

2- Adulto pode pegar piolho de uma criança?

Piolho também dá em adulto. A proliferação entre crianças é mais comum, porque elas ficam mais próximas na escola e compartilham objetos pessoais, como escovas. Mas o inseto pode, sim, passar para a família toda. 

3-Mulheres com cabelo comprido têm mais chance de pegar piolho?

As meninas são mais propensas a ter piolho, porque ficam muito próximas na escola. No recreio, por exemplo, enquanto conversam, os meninos se mantêm mais distantes, jogando bola. E, quanto maior o tamanho dos cabelos, maior a superfície de contato.

4-Só pente fino mata o piolho?

O pente fino é importante na hora de eliminar o bicho, mas deve ser associado com outras formas de tratamento, como xampu, vinagre e secador de cabelo. Ele também não consegue tirar a lêndea, o ovo do piolho, embora ajude a combater o animal adulto.

5- Vinagre funciona contra o piolho?

O vinagre, misturado com água (duas partes de água para uma de vinagre), é uma boa arma para facilitar a retirada de piolhos e lêndeas. A substância tem pH ácido e deixa os animais meio “tontos”, ajudando na remoção com um pente fino. 

6-Os piolhos ficam no travesseiro, na cama e na roupa?

O inseto não vive fora da cabeça por mais de 6 horas. Isso porque ele precisa se alimentar o tempo todo de sangue humano.

7-O piolho pula e voa?

O animal não pula nem voa, apenas anda. Passa de pessoa para pessoa, por contato de um cabelo com o outro.

8-O piolho aumenta no calor?

A incidência do inseto costuma aumentar em abril, após a volta às aulas, por um maior contato entre as crianças. O verão, portanto, não tem nenhuma relação com a quantidade desses bichos.

9-Ter química no cabelo ajuda a matar o piolho?

A maioria dos tratamentos químicos, como colorações, alisamentos e hidratações, altera o pH dos fios e pode provocar a morte do bicho. Mas não é recomendado optar por isso com o objetivo exclusivo de matar o piolho.

10-Cortar o cabelo ajuda a combater o piolho?

Raspar ou aparar os fios contribui para tirar os piolhos da cabeça. Mas é importante saber que isso não resolve o problema, já que cortar o cabelo não previne novos ataques.

Como acabar com os piolhos?

Passo a passo para acabar com o piolho

1 – Coloque em um copo uma parte de vinagre para duas de água
2 – Espalhe a substância no cabelo
3 – Enrole os fios com uma toalha e abafe por meia hora
4 – Lave o cabelo com xampu antipiolho* e condicionador, para desembaraçar
5 – Seque o cabelo com secador quente
6 – Faça a catação com um pente fino
7 – Quando retirar os piolhos e as lêndeas, jogue-os em um recipiente com vinagre
* Crianças acima de 2 anos já podem usar remédio contra piolho.

Você sabia que piolhos podem transmitir doenças ao homem como, por exemplo, a febre tifóide?

No século XV piolho era tão comum que existiam verdadeiras profissionais do ramo: as espiolhadeiras. Eram mulheres com as mãos muito ágeis, que fizeram da "caça aos piolhos" uma profissão. Quem podia pagar ficava refestelado em sua cadeira, tomando sol e batendo papo, enquanto a espiolhadeira "despiolhava" a cabeça da patroa. Adeus, piolhos!


Postar um comentário

0 Comentários