Briga de vizinhos pode tirar o Facebook do ar.

Facebook pode sair do ar no Brasil, nesta Sexta-Feira por ordem da Justiça brasileira..
Não é de hoje que o Facebook se vê  com determinações judiciais que ameaçam o fechamento do site, caso não cumpra as determinações das sentenças do magistrados.

Dessa a vez a ameaça vem de uma briga entre vizinhos que culminou em trocas de ofensas no Facebook por parte de pessoas que nada tinham a ver com a coisa.

Tudo começou quando em Janeiro deste ano, a apresentadora, Luize Altenhofen , estava passeando com seus Pit-bulls e supostamente, segundo a apresentadora, o dentista  Eudes Godin Junior, teria saído de casa com uma barra de ferro para bater em seu cão "Piti" que estaria urinando no jardim do dentista.  De acordo com o dentista, os cães teria tentado morder ele, sua esposa e sua filhinha de 3 anos em seu próprio jardim, por isso sua reação.

A apresentadora postou no Facebook a sua versão para o fatos, com bastante ofensas que teriam se espalhados mais ainda.

"Quando ela repercutiu a notícia no Facebook isso se espalhou rapidamente, e várias outras pessoas, inclusive artistas, foram dando opiniões agressivas. Na ação indenizatória por danos morais, pedimos que o juiz concedesse a tutela para retirar essas expressões ofensivas da internet. Havia até uma foto dele com uma faixa escrito assassino. O endereço dele também foi divulgado na rede social", diz o advogado.

Por conta disso, em abril, depois das acusações, o dentista entrou com um ação pedindo que a rede social tirasse do ar a publicação da apresentadora.
O  juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível de São Paulo, ordenou que o Facebook removesse as publicações, mas passado 1 mês a rede nada fez, alegando que o gerenciamento do site e seu conteúdo se encontra sob responsabilidade de funcionários nos Estados Unidos e na Irlanda.



“O Facebook tem 48 horas de prazo para cumprir a ordem judicial, sob pena de ser retirado do ar, no país todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país. O Facebook não é um país soberano superior ao Brasil”, ressaltou o juiz em sua decisão.

No entanto, o Facebook Brasil afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não retirou as postagens ainda porque não recebeu os links dos conteúdos em questão. ”O Facebook tem por política cumprir ordens judiciais para bloqueio de conteúdo desde que tenha a especificação do conteúdo considerado ilegal”, explicou a empresa.

É mais que óbvio que o Facebook vai remover os links pedidos, como o fez em outras ocasiões, mas o que causa uma certa revolta, é essa demora e até  escárnio com a justiça brasileira, sempre acatando as decisões judiciais aqui de forma mais morosa possível e sempre quando é ameaçado.
Agora quanto ao mérito dessa questão que é o pedido de remoção das ofensas, é mais que justo que se seja feito. Infelizmente as pessoas aproveitam-se da internet para ofender e agredir pessoas que nunca viram na vida, baseados em supostas afirmações e acusações que nem sempre são verdadeiras.

Postar um comentário

0 Comentários