Mentira: Lentes de contato derretem com calor de churrasco

By | 13:43 Leave a Comment
Imagine a cena em um churrasco: Uma pessoa parada olhando para a brasa do churrasco, sentindo aquela fumacinha, aquele cheirinho, aquele calorzinho,  e de repente começa a se contorcer de dor, seus olhos sangram e ela fica cega. Causa: suas lentes de contato derreteram com o calor da brasa da churrasqueira.

Por mais ridícula que a história acima possa parecer, ela tem ganhado destaque nos murais do Facebook através de compartilhamentos. E o mais lamentável, o responsável pela divulgação dessa baboseira é um perfil pertencente a uma ótica que já conseguiu 288.000 compartilhamentos.

Vamos ao Hoax:


INFORMAÇÃO IMPORTANTE: compartilhar ~
Uma menina de 21 anos estava usando de lentes de contato para uma reunião num churrasco.
Enquanto ela estava cozinhando churrasco olhou para os carvões de fogo continuamente por 2-3 minutos.
Depois de alguns minutos, ela começou a gritar por ajuda , pulando para cima e para baixo.
Ninguém sabia por que ele estava fazendo isso?
Então, no hospital, o médico informou que é permanentemente ficarem cegos porque a lente de contato por ser de material gelatinoso podem -se derreter com o calor do carvão vegetal .
Não use lentes de contato enquanto cozinhe ou faça algo perto de coisas com calor excessivo, pois eles podem superaquecer!
Amigos, a informação é importante, por favor
Compartilhe esta mensagem a todos as pessoas que usam lentes de contato.
Já de inicio percebemos que tudo não passa de uma enganação, um causo, um relato anedótico. O boato fala de uma menina... que menina? De onde? Fala de médico de hospital... Que médico? Que hospital?
Uma tragédia atemporal, sem pátria. Apenas aconteceu um dia em algum lugar com um alguém qualquer.

Mas pela quantidade de erros e falta de concordância verbal, podemos perceber que se trata de uma tradução xexelenta do Google translator. E não dá outra. Esse hoax é na verdade uma Lenda Urbana que circula nos EUA desde os anos 60 do século passado.

Em 1967 ou seja há 47 anos atrás existiam nos EUA uma série de denuncias de soldadores que teriam tido suas lentes de contato fundidas em seus olhos devido ao calor das soldas. Nenhum desses relatos foram confirmados, e orgãos reguladores americanos tais como Occupational Safety and Health Administration (OSHA), the Food and Drug Administration (FDA) and the National Safety Council (NSC)   descartaram a possibilidade de terem ocorrido. Como pode ser visto aqui.

HOAX original em Inglês que circulou em meados de 2006:

Those who wear contact lenses, remove them when you have to attend a BBQ party or whatsoever that got to do with flames... I heard a horrible true story about contact lenses.... It happened to a 21 year old guy, he wore a pair of contact lenses during a barbecue party. While, he was barbecuing, he stared at the fire charcoals. After a few seconds, he started to scream for help and moved rapidly, jumping up and down. No one in the party knew why... When he arrived at the Hospital, the doctor said he'll be blind permanently courtesy of the contact lenses that he had worn. Contact lenses are made by plastics, and the heat from the charcoal melted his contact lenses.

So, tell all your friends.....DO NOT WEAR CONTACT LENSES WHERE OVERHEATING AND FLAMES ARE CONCERNED... pass this message to all your friends

Ora, é de se supor que o simples fato de uma pessoa que use lentes de contato ficar olhando ou próxima ao fogo de um churrasco, tivesse seus olhos cegados pelo derretimento das lentes, tais casos seriam muito comuns e não meras evidencias anedóticas de casos que ninguém nunca soube.

É simplesmente vergonhoso o perfil da Ótica Belluci no Facebook divulgar essa baboseira sem nem mesmo procurar saber da sua veracidade, consultando Verdadeiros especialistas da área. Esse episódio só serve para mostrar que a referida ótica não entende absolutamente nada sobre o produto que vende, e o pior, dá um tiro no próprio pé, indicando mentirosamente como potencialmente perigoso um produto que ela mesmo vende.

Use a internet com o minimo de responsabilidade, principalmente na hora de compartilhar ou informar.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.