Google Plus: Cidade Fantasma ou clube do circulo secreto?

Segundo o estudo da consultoria GlobalWebIndex, a rede social tem 359 milhões de internautas mensalmente ativos, um crescimento de 33% em relação a junho de 2012. Com isso, o site busca superar o Twitter e assumir o posto de segunda rede social mais usada do mundo.

Recente pesquisa realizada pela Serasa Experian, mostra que a rede de relacionamentos Google Plus, conhecida como Google+ está longe de cair no gosto popular.

Com apenas 0,78%, o Google+ é a 9ª rede social mais usada no Brasil, perdendo para Orkut e bate-papo da Uol, isso mesmo, perde até para esse 2 dinossauros que muitos julgam extintos.

O Google Plus possui  mais de 500 milhões de cadastros, mas apenas 135 milhões postam na rede, e essa informação foi passada pela própria Google, em Dezembro de 2012.



A pergunta que não quer calar é: Porque o Google Plus não emplacou como rede social, ou melhor, não está emplacando? Uma das respostas está na existência do Facebook, para a maioria é desnecessário ter 2 redes sociais ativas de forma constante, em contar que as pessoas possuem uma certa resistência com o novo, com toda a complexidade de conhecer novos comandos, entender as regras e etc.

A outra parcela de culpa deve recair em cima do próprio Google Plus com seu excessos de gifs, postagens sem sentido, quantidade ilimitada de "amigos" que torna a administração um tanto confusa e que obriga as pessoas a se fecharem em panelinhas de círculos vip.
Estranhamente no Facebook também é assim. Mas a grande diferença está na criação de círculos ( G+) e Listas (Face), enquanto no primeiro o uso dos círculos é escancarado sempre te lembrando de usar,  no Face o uso de listas requer um pouco mais de trabalho e sempre nos esquecemos de usar.

Os círculos que foram alardeados como a grande sacada do Google Plus, é exatamente aquilo que impede que ele cresça.

Além dos círculos secretos, acredito que o G+ teria que permitir a criação de grupos e comunidades nos moldes do Orkut pra que as pessoa possam interagir melhor. Sim, porque se tem uma coisa que o Orkut fez certo e é insuperável, são as suas comunidades.

Enfim, há muito que ser feito, e ainda assim tenho dúvidas se o G+ ira realmente emplacar um dia. Ou continuará sendo uma cidade fantasma para uns e o CLUBE DO CIRCULO SECRETO para outros.


Postar um comentário

0 Comentários