Acordar com o corpo paralisado é mais normal e comum que se imagina

Você já teve, enquanto dormia ou na hora de acordar, uma sensação estranha, como se tivesse paralisado, como se seu corpo pesasse uma tonelada, teve uma sensação de que alguém estava presente próximo a sua cama, escutou vozes, ou musicas altíssimas e ao abrir os olhos e se deparou com o silencio total? Já teve a sensação de que alguém estava próximo a sua cama ou mesmo sentiu como se te tocassem ou sentasse em sua cama?

Saiba que isso é muito mais comum que se imagina e provavelmente você já deve ter passado por isso. Esse fenômeno é chamado de "Paralisia do Sono". As sensações descritas são chamadas de "alucinações hipnagógicas".

Não existe uma explicação conclusiva para tal fenômeno onírico, mas se sabe que o fenômeno ocorre durante o estágio do sono REM ( aquela parte do sono em que o sonho é vívido, e pode ser percebido por pessoas ao redor pela característica do movimentos rápidos dos olhos de quem dorme - Daí o nome  R.E.M., ou Rapid Eye Movement ou seja, "movimento rápido dos olhos".

Durante o estágio REM, o corpo normalmente experimenta uma paralisia natural, chamada de "atonia REM". A paralisia do sono ocorre exatamente no momento em que uma pessoa acorda diretamente do estado REM  mas ainda se encontra  com a atonia REM, ou seja paralisado. Como ocorreu uma saída brusca do estado REM, a pessoa ainda se encontra sonhando, mas consciente. 

O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia”, afirmam alguns especialistas.



Muitos relatam tal estado como um verdadeiro estado de horror. Outros buscam criar conscientemente esse estado, fazendo uma ponte para o caminho para a projeção astral ( projeciologia), aquela  experiência de sair do corpo físico e fazer a chamada viagem astral.

Acredita-se que dormir de barriga para cima possa ser um forte indutor da paralisia do sono. Outros fatores  são:
  • Dormir de barriga para cima
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono
  • Stress elevado
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio.
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas
  • O nível elevado de cansaço poderá também estar na origem da paralisia do sono.
  • Consumo de drogas
Ah sim claro, não se pode esquecer as teorias de abdução Extraterrestres e nem mesmo a possibilidade de uma visitinha de seres do além... Mas isso é outra história.

Você já teve uma experiência semelhante?

Postar um comentário

0 Comentários