01/02/2013

MENTIRA: Batons não causam câncer

Mais uma vez uma velha corrente volta a circular nas redes sociais, depois de ter passado um tempo inativa. 

Agora é a vez da corrente que nos alerta para os perigos do uso de certas marcas de batons, nos explicando que elas possuem chumbo em sua formulação, e o que o chumbo pode ser cancerígeno. Ainda de acordo com o boato, quanto mais duradouro o batom, maior a sua quantidade de chumbo, pois seria ele, o chumbo, o responsável pela fixação do batom na boca. 
A corrente ainda exibe uma foto de uma boca repleta de feridas e induz o leitor a acreditar que se trata de câncer labial.

Será que essa corrente assustadora é verdadeira e devemos alertar as outras pessoas para os perigos que elas podem estar correndo ao passarem algumas marcas de batons em suas bocas? 
Bem, para podermos chegar a alguma conclusão, é preciso ver a corrente na integra. Abaixo, uma transcrição de uma das variáveis desse boato, incluindo a foto e todos os erros gramaticais. 

O Hoax:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
MULHERES ... Atenção!
Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.

homens:
Não se esqueça de passar esta mensagem para suas esposas, namoradas, amigos ou colegas.

Mulheres: Lip Care para usar!

Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médico é emitido um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.
Recentemente, a marca "Red Earth" diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!
Por quê? Porque continha chumbo.
As marcas que contêm chumbo são:
MARY KAY
CLINIQUE
Estée Lauder
SHISEIDO
Red Earth (Lip Gloss)
CHANEL (Lip Conditioner)
MARK AMERICA
MOTIVOS
BATOM
A V O N
Quanto maior o teor de chumbo, maior é o risco de provocar cancer. Depois de fazer um teste em batons, lábio foi observado no nível mais alto de chumbo AVON. Cuidados para os batons que supostamente têm maior fixação. Se o seu batom é fixa, mas é devido a níveis elevados de chumbo.
Faça o teste:
1. Ponha um pouco de batom em sua mão;
2. Com um anel de ouro nesta batom passá-lo;
3. Se as mudanças batom de cor para preto, então você sabe que contém chumbo.
Por favor, envie esta informação para todos os seus amigos. COMPARTILHAR!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos as coisas mais fáceis de se identificar como indícios de mentiras nessa corrente:

1- A foto em questão é de Herpes labial e não de um câncer. Provavelmente essa foto foi retirada do artigo Herpes labialis escrito na wikipédia  em 2006

2- O texto é tão mau escrito que parece que foi, em parte, traduzido pelo Google Translator... e foi. Esse e-mail circulou inicialmente em 2003 de acordo com o site urbanlegends.


Repare em um detalhe interessante. O hoax original diz que o "RED HEART" abaixou o preço de HK$67 to HK$9.9.  Esse preço está em Hong Kong dollar e se manteve em cifras, passando apenas para a nossa moeda: R $ 67,00 para R $ 9,90!

Reparem que o batom AVON não aparece no texto original, o AVON é colocado no lugar do Y.S.L.  (Yves Saint Laurent) noo texto "*After this test, we found Y.S.L. lipstick are..."

A tal Dra. Claudia Pirisi, parece não existir, já a Dra. Elizabeth Ayoub, bem ela existe, não uma, mas 2, de acordo com o CREMERJ... E pasmem, tem uma outra no Linkedin, com toda a aparência de ser Fake, http://www.linkedin.com/pub/elizabeth-ayoub/36/461/674 que seria Médica especialista em Nutrologia e Terapia Biomolecular e diretora da clinica Prolong... mas a Clinica Prolong não existe.

Mas vamos a parte mais importante do Hoax, do boato: O Chumbo causa cancêr? Batons possuem chumbo?

Quem pode nos responder é a FDA (Food and Drug Administration, que significa Administração de Comidas e Remédios, em português. FDA é um órgão do governo dos Estados Unidos, criado em 1862, com a função de controlar os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas)

No seu site: a FDA esclarece:

FDA recebeu recentemente uma série de consultas de consumidores preocupados com a quantidade de chumbo presente em batons. Estudos da FDA não encontraram níveis de chumbo que representam preocupações de segurança quando o batom é utilizado como previsto.
Cientistas da FDA desenvolveu um método analítico, publicado em 2009, para medir a quantidade de chumbo em batons. Nossas descobertas iniciais, bem como nossos resultados expandidos publicados em dezembro de 2011, confirmam que a quantidade de chumbo encontrado nos batons é muito baixa e não apresenta problemas de segurança.". Leia aqui o texto no site da FDA.

Ainda de acordo com a FDA não há nenhuma pesquisa que relacione o chumbo com câncer Labial

Portanto é MENTIRA, é FALSO é MAIS hoax que volta a circular nas redes sociais para causar pânico nas redes sociais.

Compre Batons com segurança.





Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BLOGS

Descharth

  ©Estimulanet.com - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo