MENTIRA: Assaltantes colocam símbolos em casas que desejam assaltar

Na falta de uma roupa nova, se passa o ferro na velha. Esse velho ditado serve como vestimenta perfeita para a festa dos boateiros e compartilhadores de porcarias e hoax na internet.

Em 2007, antes da popularização maciça do Facebook, iniciou-se via e-mail uma corrente que alertava as pessoas que moravam em casas para tomarem cuidado com supostos símbolos estampados em seus muros e portões. Esse símbolos seriam uma forma de ladrões se comunicarem sobre o status de determinada casa para servirem de alvo de assaltos.

Originalmente essa corrente servia para se capturar endereços de e-mails válidos, já que muita gente tem o hábito de ir acrescentando listas de envio sem usar copia oculta. Esses e-mails eram usados para spams e golpes virtuais. 

Posteriormente a mensagem passou a circular pelo Orkut em 2008/2009 e Facebook 2011, e agora volta ao Facebook. Eis a foto da corrente que circula no Facebook.



O texto original de 2007 como podemos ver na integra abaixo sofreu pequenas modificações, retiraram a autoria da Secretaria de Segurança Pública, que obviamente nunca espalhou uma bobagem dessas:
AVISO IMPORTANTE

SE ALGUM DIA ENCONTRAR PINTADO EM SEU MURO OU PORTÃO QUALQUER UM DOS SÍMBOLOS ABAIXO, RETIRE-O IMEDIATAMENTE, POIS SÃO UTILIZADOS POR GRUPOS DE ASSALTANTES QUE, ASSIM, SE COMUNICAM

[b]^ = Facil de assaltar pela manhã
-> = Facil de assaltar pela tarde
V = Facil de assaltar pela noite
? = Estão fora, mas há dificuldade
7 = Casa vazia em julho
8 = Casa vazia em agosto
?+ = idoso sozinho todo dia

ESTA INFORMAÇÃO FOI FORNECIDA PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA.

DIVULGUE PARA TODOS OS SEUS CONHECIDOS

O que tem ocorrido é que vândalos se aproveitando dessa histeria e boatos, acabaram pichando várias casas com os símbolos para fazerem gozações. Mas não existe nenhum boletim de ocorrência relacionando os símbolos e roubos de casas. Mas não seria de se estranhar caso ocorra uma coincidência, já que a molecada anda pichando diversas casas.

Os símbolos estão realmente sendo pichados, mas por vandalismos, e não para assalto.

Fico imaginando ladrões vigiando as casa, obtendo informações e marcando uma a uma, essa é boa, essa é mais ou menos, essa é a da hora... Não há qualquer notícia desse tipo de assalto em jornal algum, tampouco há qualquer alerta da Secretaria de Segurança Pública em relação a essa modalidade de assalto. Isso não existe. Podem os bandidos fazerem um minucioso levantamento do local e hábitos dos moradores, é até natural que o façam. Mas acreditar que usem um meio de comunicação tão idiota e medieval, se é que um dia já usaram de tal artimanha idiota, é muita ingenuidade. 


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Na mha casa, em 25/04/2013, apareceu o seguinte símbolo:
    ^
    x
    s
    Todos colados. Acredito que seja mentira o uso de símbolos, mas, marginais, têm a mente inteiramente voltada para o crime. Sua inteligência é direcionada pra prejudicar os outros. Tanto que, até mesmo na cadeia, inventaram bebidas alcoólicas.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.