Como corrigir erro 1402 e desinstalar ou atualizar programas no Windows 7

Saiba como solucionar o problema do erro 1402 que ocorre na hora de desinstalar um programa no Windows 7.

Quando um programa está mal instalado, é comum na hora de removê-lo ou atualiza-lo, ocorrer um erro de permissão de acesso a chave de registro, que não deixa que a tarefa de desinstalação ou atualização seja efetuada. Ao efetuar a ação, a seguinte janela abre com a informação:

Erro 1402. Não foi possível abrir a chave UNKNOWN\CLSID*****\InprocServer32.
Verifique se você possui acesso suficiente à chave ou entre em contato com a sua equipe de suporte

O mesmo erro pode ocorrer também na chave installer\products, ao invés da chave CLSID. Também não é raro ocorrerem diversos erros seguintes. Para se ter uma ideia, ao desinstalar o Google Earth, eu tive que fazer o processo mais de 20 vezes. Tal a quantidade de chaves que iam aparecendo como inacessível.



Vamos a solução do problema.

Como corrigir o erro 1402 ao desinstalar ou atualizar um programa no Windows 7:

Anote o código que indica o local do erro ( se quiser manter a janela informando o local do erro, basta mante-la aberta sem clicar em OK) Vou dar como exemplo um erro localizado em :

UNKNON\CLSID\15BEB520-8337-97F4-62E0721371A3\InprocServer32.

Abra no seu Menu do PC o EXECUTAR ( se quiser pode fazer a pesquisa no campo correspondente)

solução-problema-erro-1402-desinstalar-programa

Digite no campo do executar a palavra "regedit" , sem aspas , localize e clique para expandir a chave  HKEY_CLASS_ROOT. procure pela sub-pasta indicada no Erro, que no meu caso é CLSID, mas que pode ser installer\products ( nesse caso, localize e abra a pasta do installer e dentro dela localize o products )

Agora é só procurar o número da chave, que no meu caso é 15BEB520-8337-97F4-62E0721371A3 . Clique com o botão direito do mouse no numero do SEU erro e depois em permissões.

Na janela que se abrir, verifique se "sistema ( se aparecer)" e "administradores" estão marcados como "controle total" e "leitura". Clique em aplicar e depois em "avançadas".

soluçao-problema-erro-1402-desinstalar-programa

PASSO 1- Na nova janela, marque as caixas:
-incluir permissões herdáveis provenientes do pai do objeto
-substituir todas as permissões de objetos filhos por permissões herdadadas deste objeto

Clique em aplicar. Deverá aparecer uma janela informando que a ação substituirá as permissões definidas  e etc... Clique em sim. ATENÇÃO: após clicar em sim, pode aparecer ou não uma segunda janela informando que a ação não pode ser feita. ignore ( por enquanto).



PASSO 2 - Na mesma janela, clique no menu  na aba proprietário. e marque a opção substituir o proprietário em subcontêineres de objetos e depois em aplicar. Pode aparecer ou não uma segunda janela informando que a ação não pode ser feita. Ignore.



ATENÇÃO 1 - lembra da segunda janela que foi descrita no PASSO 1, informando informando que a ação não pode ser feita, pois bem, se ela aparecer, volte e refaça o procedimento a partir do passo 1 e 2. Até que essa janela não retorne a aparecer em nenhum dos 2 passos.

ATENÇÃO 2, sempre que se aplica as marcações descritas, a caixa novamente será desmarcada, isso é normal, não se preocupe com isso.

Após ter feito todos os passos saia totalmente das abas e menus clicando em OK.

Tente desinstalar ou atualizar o programa que você queria. Mas lembre-se que poderão surgir novos erros de chave e você terá que repetir o processo com o erro apontado.


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Opa, nunca que eu ia imaginar essa solução, salvou algumas horas de pesquisa, Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.