MENTIRA: Niemeyer diz que Brasilia deveria ter formato de Camburão

Corre pelas Redes Sociais, uma foto de Oscar Niemeyer com uma suposta citação que ele teria feito, que é bastante polêmica e como diz o que a maioria dos brasileiros gostaria de dizer, logo caiu no agrado do povo. 
Mas questão é: Teria realmente Oscar Niemeyer dito que "Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão"?


Vamos a foto e aos fatos:


Essa Merece o OSCAR!
FRASE DA SEMANA - Niemayer dá show!
 Aniversário de 102 anos 
"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como penico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão"( Oscar Niemeyer ).
Bem, a começar que o nome do famoso arquiteto, é Niemeyer, e não Niemayer, como aparece no segundo parágrafo da fotomontagem. Ok, erro de digitação comum, visto que no final da citação o nome dele aparece grafado de forma correta.


A primeira coisa que se faz ao buscar saber da veracidade de um citação, é procurar saber onde ela foi feita. No caso dessa suposta citação, toda referência a ela é feita em blogs e começaram a surgir em meados de Agosto de 2011, tendo como fonte o famoso: "recebi por e-mail".


Nenhuma publicação séria, portal , revista, rádio ou televisão aparece como fonte. A citação mais antiga dessa frase se encontra no Twitter Fake ( falso) de Niemeyer  na data de 19 de Fevereiro de 2011:





Como se pode ver, a frase é falsa, e foi dita por um fake do Oscar Niemeyer no Twitter, fake esse que adora fazer piadinhas como "Ganhei um convite para ver o filme da Bruna Surfistinha. Espero que seja MESMO um filme sobre surf.". 


O fake é bastante divertido, mas a frase que circula na internet é falsa e nunca foi dita pelo verdadeiro Oscar Niemeyer.


É bastante comum, encontrarmos citações que nunca foram ditas, principalmente via e-mail, os campeões de falsas citações são Arnaldo Jabor e Millôr Fernandes.


Uma grande citação de um  famoso  filósofo ilustra bem o caso dessas falsas citações:


"O problema das citações na Internet é saber se elas são realmente autênticas."  
- Friedrich Nietzsche -


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Tem uma do George Orwell que é falsa, pelo menos para quem conhece minimamente a história dele:

    "A massa sustenta a marca; a marca sustenta a mídia; e a mídia controla a massa."


    Até onde sei, ele nunca falou isso.

    ResponderExcluir
  2. Se a citação e de oscar ou nao isso nao interessa mais pq nos dias atuais faz todo sentido.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.