Exercícios físicos podem fazer mal a saúde

Sem brincadeira nenhuma, essa manchete alarmante que intitula esse artigo tem circulado pela internet em diversos sites de notícias. Como a ideia da maioria dos sites é usar o alarmismo e o sensacionalismo para terem acesso, isso quando não há uma clara falta de interpretação do que se publica, o resultado são Bizarrices como essas que induzem o leitor ao erro e a desinformação.

Um artigo publicado pelo The New York Times - For Some, Exercise May Increase Heart Risk –( Tradução: Para alguns , exercícios podem aumentar riscos cardíacos) Já na sua tradução se revela a tremenda má-fé dos portais brasileiros em seus títulos sensacionalistas.

Pois bem, de acordo com o estudo feito com 1.687 pessoas, revelou que 10% deles apresentaram pioras em relação aos problemas cardíacos, níveis de insulina, colesterol HDL e pressão arterial. Por outro lado os 90% restantes apresentaram melhoras nos mesmos índices.

Os próprios Cientistas , entre eles o conceituado Claude Bouchard, professor de genética e nutrição do  Pennington Biomedical Research Center,  Louisiana, EUA, se declaram surpresos com os resultados e dizem não compreender os motivos. Embora o próprio artigo confesse que medir níveis de insulinas e pressão arterial pelo tempo feito no estudo torna impossível realmente dizer que as pessoas correriam maiores riscos cárdicos ou derrames ( AVC).

Os especialista continuam a recomendar exercícios moderados, mesmo a essas pessoas que estão nos 10%,

Exercícios físicos podem fazer mal a saude

Porque é alarmista? Porque pode servir como desculpa ao sedentarismo. É óbvio que pessoas que possuem hipertensão ou outros problemas como colesterol e níveis de insulinas, precisam antes mesmo de fazer exercícios físicos, consultar especialistas. Em hipótese alguma o estudo aponta que 10% das pessoas que fazem exercícios físicos podem sofrer danos na saúde ao invés de melhorias, pois o estudo se mostra inconcluso. Cada qual deve fazer exercícios de acordo com sua carga, o que não pode é um Hipertenso abandonar suas medicações e sair fazendo exercício aleatórios sem os devidos acompanhamentos médicos.

O titulo da matéria não deveria ser, “Exercícios físicos podem fazer mal a saúde” e sim “Exercícios físicos não dispensam acompanhamento médico

Postar um comentário

0 Comentários