Como impedir que coloquem em grupos no Facebook

 

Uma das coisas mais desagradáveis no Facebook, é quando nossos amigos nos colocam contra a nossa vontade em grupos que eles acham legais, interessantes, ou mesmo com a intenção de nos pregarem uma peça.

Esse é, talvez, um dos maiores erros de violação de direitos e privacidades que acometem o Facebook. Segundo a diretriz da rede social mais usada do planeta, seus amigos podem, a sua revelia, te colocarem nos grupos que desejarem.

Infelizmente, consultando o manual de ajuda do Facebook “Privacidade para Grupos”  na seção “Posso impedir que as pessoas me adicionem a um novo grupo” a resposta é lamentavelmente negativa:

Posso impedir que pessoas me adicionem a um novo grupo?

A funcionalidade de aprovação de participação em um grupo não está disponível. Assim como marcações em fotos, você só pode ser adicionado em um grupo por um dos seus amigos. Quando um amigo adiciona você a um grupo, um histórico no grupo (e no Feed de notícias, para grupos Abertos ou Fechados) indicará que o seu amigo o adicionou a um grupo.
Observe que:

  • Apenas os seus amigos podem adicioná-lo a grupos.

  • Quando um amigo adiciona você a um grupo, você recebe uma notificação na mesma hora.

  • Você pode sair de um grupo a qualquer momento. Para fazê-lo, basta ir até a página do grupo e clicar em "Sair do grupo" na coluna direita. Depois de sair de um grupo, você não poderá ser adicionado por mais ninguém a menos que solicite de forma explícita.

Ou seja, voce é obrigado a entrar no grupo, e ver todas as atualizações do mesmo, pois por padrão a caixa de receber notificação de um grupo fica ativada, sendo necessário, caso se queira sossego, desativa-la, indo no grupo, no menu superior direito, abaixo da foto do grupo, e clicar em notificações, e marcar a caixa desativado.

Notificações de grupos do facebook

A única forma de se impedir a sugestões de membros para um grupo, e consequente colocação a força dentro de um grupo no Facebook, é o Administrador do grupo editar a opção do grupo, mas ainda assim, só são dadas 2 opções

Aprovação de filiação:

  • Qualquer membro pode adicionar ou aprovar membros.

  • Qualquer membro pode adicionar membros, mas é necessário que um administrador os aprove.

Para ficar atento aos  “novos grupos” onde foi adicionado, cabe a cada usuário do Facebook manter a rotina de clicar na lista de grupos e ver os grupos onde lhe meteram, pois se ficar dependendo da notificação, õ usuário pode se perder, caso receba muitas notificações diariamente.

Apesar do absurdo da colocação a força nos grupos, as coisas poderiam ser piores, pois ao menos os grupos não podem ter seus nomes modificados, como acontecia no ORKUT. Quem que nunca entrou em um grupo escrito, “Eu amo Jesus” no Orkut e no dia seguinte o dono do grupo, canalha toda vida, trocou o nome para, “Eu odeio Jesus”… e outros nomes que denigrem o caráter ou a orientação sexual.

 

Postar um comentário

0 Comentários