Johnnie Walker compra a aguardente brasileira Ypióca

O grupo Diageo, fabricante de bebidas como o uísque Johnnie Walker e a vodca Smirnoff, entre outras, anunciou que comprou a aguardente-de-cana  Ypióca por cerca de 900 milhões de reais.

A Ypióca é a terceira maior marca de cachaça, e líder no setor ‘premium”. É tipo uma chique das caninhas vagabundas. Ok, o processo de produção da Ypioca é de primeira qualidade, mas para mim não deixa de ser aguardente vagabunda , como toda aguardente de cana industrializada que fermenta em 12 horas com aditivos químicos e alambiques de aço inox.

Para bom cachaceiro, que entende de bebida. a Ypioca NÃO É CACHAÇA, é aguardente de cana, existe uma grande diferença entre uma e outra.

A cachaça é feita em alambiques de cobre e fermentação artesanal ou caipira:
A fermentação artesanal acontece de forma espontânea, a partir da cana-de-açúcar moída, e a fermentação caipira utiliza agentes catalisadores naturais, como o farelo de trigo, o arroz, a soja ou o milho.

 A aguardente de cana, é produzida em grandes destilarias. A cana utilizada é colhida com máquinas, após a queima das folhas no campo, e transportada em grandes caminhões até as moendas. Ali é extraído o suco da cana, que passa então por uma fermentação de apenas 6 horas ( YPIOCA leva 12 horas para fermentar), no qual se usam catalisadores químicos, que aceleram o processo.

ypiocaypioca300

No dia 13 de Setembro é celebrado o dia Nacional da cachaça. Essa data foi escolhida porque no dia 13 de Setembro de 1661, a cachaça foi legalizada pela Coroa portuguesa após uma revolta popular conhecida como  "REVOLTA DA CACHAÇA.

Saiba mais sobre cachaça e aguardente de cana no site www.alambiquesgauchos.com.br

Conheça todos os apelidos dados a cachaça de A a Z no site: www.pingaiada.alfenas.net

Saiba como é feita a Ypioca no site http://www.ypioca.com.br

Agora o Lula vai poder beber em paz sem ser sacaneado, ou só quem bebe  Whisky, vinho e champanhe é que é chique?

lula-bebendo-cachaca

Postar um comentário

0 Comentários