1/2 MENTIRA: Curtir e comentários no Facebook serão publicos no Google

Tem rolado nas timelines do Facebook um alerta que tem deixado muita gente desesperada. Estão dizendo que seus cliques em curtir no Facebook agora serão públicos e para se proteger você deve pedir para  cada um de seus amigos irem no seu perfil , clicar sobre "assinado" e retirarem a subscrição de "comentários e opções curtir" e assim te ajudarem  na sua privacidade.
É sério isso? sua privacidade depende de seus amigos? Claro que não!!! O que estão publicando no Facebook sobre o assunto é uma mentira… ou melhor uma meia mentira. Vamos analisar os fatos por ordem.

A publicação que circula pelo facebook é a seguinte:

Pessoal, o Facebook mudou: todos os comentários, os cliques sobre "curtir" serão a partir de agora públicos no Google. Gostaria que fizessem um favorzinho: - passem o cursor por cima do meu nome, esperem que a pequena janela se abra, cliquem sobre "assinado" e retirem a subscrição de "comentários e opções curtir". Se me pedirem, farei o mesmo, e desta maneira os nossos comentários sobre amigos e família não serão tão divulgados! Obrigada e gostaria que me informassem se o fizerem!
Copie esta nota em seu status se quiser que o mínimo de suas informações sejam de domínio público.
Comentários do facebook no Google
VERDADE: O Google está publicando os comentários dos usuários do Facebbok em seus resultados de pesquisas. Mas somentes das páginas publicas. Mas atenção. Somente aparecem nas pesquisas comentários em páginas publicas do Facebook, aquelas que se pode acessar sem precisar estar logado. Por exemplo: Saia do login do Facebook e clique nessa página: http://www.facebook.com/Estimulanet . O que você posta nos perfis de seus amigos está seguro, afinal precisa de login e senha para entrar.
O Google também passará a contabilizar o numeros de CURTIR de um site para efeito de posicionamento da indexação do site no sistema de pesquisa Google. Quanto mais curtir tiver uma matéria de um site, melhor posicionada ela ficará nos resultados das pesquisas, embora esse não seja o único fator de relevância que coloque um site no topo da busca, tem toda uma engenharia complexa e sabiamente nunca revelada por trás disso.

E aquela parada que mandam os nossos amigos mexerem nas  nossas configurações de privacidade do Facebook?

MENTIRA: Besteira, aquilo serve para voce controlar o que deseja que seja atualizado de seu amigo. Veja bem, essa configuração é formada por dois quadros de opções. O primeiro regula o tanto de atualizações  que você deseja receber do amigo que voce assinou o perfil para receber atualizações. Você decide se deseja receber: TODAS, AS RECENTES, OU AS IMPORTANTES. Em seguida, na parte de baixo, temos quais tipos de atualizações voce deseja ou não receber. Status, fotos, jogos, curtir, comentários e etc. Em resumo, se você desmarcar no seu amigo  “comentários e opções  curtir” . Voce simplesmente deixará de saber o que seu amiguinho andou comentando e curtindo pelo facebook, através daquela caixinha espiã que fica na lateral direita da SUA página inicial.
O Facebook ainda não conseguiu uma forma de impedir o acesso do robot do Google as suas páginas publicas. Então não há nada o que você possa fazer, a não ser se policiar e tomar cuidado com o que posta nas páginas e grupos publicos do facebook.
Ao invés de compartilhar a mentira, compartilhe esta postagem que é verdadeira



Postar um comentário

6 Comentários

  1. tava na cara...
    assim que vi, já desconfiei...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo esclarecimento.
    Foi realmente muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Tá bem, mas me explique uma coisa: como eu faço pros meus amigos não verem o que EU comento e curto?? Por que, sinceramente, que coisa idiota... você curte uma foto de alguém e isso aparece pra um amigo que não tem nada a ver ou que nem ao menos é amigo em comum! Pelo amor de Deus, né... tem horas que acho que esse Mark Zuckerberg tem sérios problemas com a privacidade alheia...
    Mas, e então, tem como impedir que vejam o que EU comento e curto???? Please!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim. É só sair do facebook. Apague sua conta, afinal o facebook assim como qualquer outra rede social é pra isso.

      Excluir
  4. Respondendo ao Anonimo acima, embora eu não costume responder a Anonimos:

    Vá em CONTAS – PRIVACIDADE - ‎'Como conectar Controle como você se conecta com pessoas que conhece." - Editar Configurações - Quem pode ver as publicações do mural de outras pessoas em seu perfil? - Selecione SOMENTE EU Nota, quando vc desliga essas opções... a função de assistir os comentarios dos amigos desaparece.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber como faço para minhas postagens públicas não terem a opção de curtir ou comentar para quem não é meu amigo no facebook. Quero que todos possam ver mas que apenas amigos curtam e comentem. Vejo muitos perfis que fazem isso mas no meu, qdo posto algo público, até quem não é meu amigo tem acesso aos botões curtir e comentar.
    obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.