Bitdefender considera Novo Facebook uma ameaça à privacidade

A Bitdefender, empresa conceituada no ramo de segurança da internet, declarou em seu blog que considera o novo Facebook uma ameaça a segurança dos seus usuários.  A Bitdefender elaborou uma lista com 5 principais falhas de seguranças no Facebook.

smart_list_tagging

1- Listas inteligentes ( Smart List) – Com essa lista em que se pode distinguir familiares, amigos de trabalhos e outros, os usuários ficam tentados a partilharem informações de seus amigos como trabalho e projetos, por exemplo. O grande problema aqui, é que essas informações além de estarem no perfil de seus amigos, podem ser listadas nos indexadores de buscas. Isoladas e para leigos em golpes, essas informações podem não significar nada, mas  em mãos hábeis e malandras que sabem o que fazer elas, ter informações sobre onde trabalha Fulano e o que faz, podem significar muito.

2- Subscrições (Subscribers) – O famoso Add sem ser amigo, permite que quem faz spam adicione o usuário e o resultado é exatamente o que acontece no Twitter: Truques para add mais assinantes, seguidores ou “amigos” e spambots.

3~Timeline – Se o usuário não configurar nas opções de privacidades, tudo que ele escreve, curte e publica ficará  gravado em sua timeline, onde qualquer pessoa pode acessar: Recentemente tem rolado um hoax ( Mentira, brincadeira) no Facebook, usando essas configurações abertas sem privacidade que pode ser lida na postagem: Mentira: Corrente manda usuário alterar notificações no facebook.

4- Saúde – Agora o Facebook permite que o usuário diga como anda sua saúde, se está doente, quebrou um braço, se submeteu a uma cirurgia… o grande problema é que mais uma vez, por padrão essas informações são publicas.

5- Aplicativos - Se antes as interações com os aplicativos ficavam restritos aos aplicativos, agora essa interação pode se dar na própria timeline, facilitando as fraudes, envios de “vírus” e demais cyber-ataques.

Talvez o maior erro do Facebook em sua mudança, tenha sido definir tudo publico por padrão, forçando quem não quiser ser exposto a mudar a opção nas configurações de privacidade, quando o certo seria fazer ao contrário. Diante de tanta chiadeira mundial, esperamos todos que o Facebook reveja essa Invasão de privacidade.

Circuleme no Google Plus: https://plus.google.com/104348521208354633330/posts?hl=pt-BR

Postar um comentário

0 Comentários