Mentira: Italia declara guerra ao Brasil

Um texto livre publicado no jornal Correio do Brasil por João Drumond em 10/06/2011, tem corrido a internet através de emails e principalmente em comuidades do Orkut como se fosse verdade. O texto diz que a Italia encaminhou ao congresso italiano uma declaração de guerra ao Brasil.

Em partes a culpa é do prórprio cronista que abusando das armadilhas da nossa lingua e da baixa capacidade de interprtação de texto do povo brasileiro, faz o alerta de ficção de forma velada e quase imperceptível.

UPDATE:  João Drumonnd, autor do texto não é jornalista, e sim escritor, poeta e cronista. O texto originalmente foi publicado no site Amigo da Letras ( ADL) . O Correio do Brasil é quem pegou a crõnica e publicou em seu site. Não cabe portanto acusações de falso jornalismo ao autor da crônica. Texto livre e que ainda assim adverte claramente para o seu careter fictício.

Eis o texto na integra publicado por João Drumond que está tirando o sono de muita gente. Alerto novamente para o carater de ficção do texto, não sendo portanto verdade.



Italia declara guerra ao Brasil

Numa situação hipotética e surreal a itália declara guerra ao Brasil em resposta ao descumprimento ao acordo de extradição firmado entre os dois paises.
Esta situação a tão absurda como a que tornou Cesari Battisti um homem livre e prestes a se tornar um cidadão brasileiro
Itália Declara Guerra ao Brasil
Agencia ADL (Do seu correspondente na Europa)
O Presidente Silvio Berlusconi acaba de encaminhar ao congresso italiano um documento oficial de declaração formal de guerra ao Brasil. Segundo este documento a medida se faz necessária em resposta ao ultraje sofrido pelo povo italiano com a negativa de extradição e com a soltura do ex-ativista Cesari Batisti.
Batisti que fora julgado à revelia por crimes de morte na Itália na década de setenta, quando era militante do grupo de extrema esquerda Proletários Armados, foi solto esta semana por decisão do STF do Brasil.
Já se vê nos portos e bases militares, intenso deslocamento de tropas e veículos militares e a embaixada no Brasil na Itália foi cercada por grupos hostis, em clara manifestação de apoio as ações do governo.
Em função da degradação das relações diplomáticas entre os dois países o governo Brasileiro recomenda que seus concidadãos erradicados ou em viagem pela Itália retornem o mais rápido possível ao Brasil.
Um comunicado oficial da ONU tenta conter a escalada das ações militares, pedindo ponderação e equilíbrio aos dois governos e a Itália recebe moções de apoio e solidariedade por parte de membros da comunidade Européia.
O Brasil chama de volta seu embaixador na Itália e coloca em alerta máximo, suas tropas de ar, mar e terra.
Neste momento a presidenta Dilma esta reunida com o Estado Maior das Forças Armadas para discutir as medidas e contramedidas à qualquer ação agressiva do Estado Italiano contra alvos brasileiros em qualquer parte do mundo.
Os Governos da Bolívia e da Venezuela colocam seus exércitos de prontidão e oferecem bases militares como apoio à contra-ofensiva brasileira.  A Itália invoca a seu favor tratados multilaterais de apoio firmado entre países da Europa contra agressão à países membros.
Os EEUU se mantêm por enquanto em posição oficialmente neutra, mas a Casa Branca emite comunicado incitando os países a cumprirem os acordos firmados em fóruns internacionais.
Analistas comentam que no caso de guerra declarada o governo americano deve se alinhar como tradicionalmente faz, à posição britânica.
O Irã, a Coréia do Norte, a Síria e a China emitem comunicados favoráveis a posição brasileira e prometem retaliar no caso de qualquer ação militar por parte da Itália e seus aliados.
Há um temor generalizado que a situação mundial se degrade na direção de uma guerra de proporções globais
Obs. ? Esta é uma de ficção tão surreal quanto a que levou Cesari Batisti a se tornar um homem livre e prestes a adquirir cidadania brasileira.
Email:: joao.drummond@yahoo.com.br
URL:: http://amigosletras.blogspot.com/



Fonte; http://correiodobrasil.com.br/italia-declara-guerra-ao-brasil/252692/

Leia o desabafo de João Drumond sobre a repercusão alarmista que seu texto causou na internet AQUI. Aproveito para fazer coro com a conclusão do cronista sobre: "... a importância de se aprender nas escolas, não só a ler, mas a interpretar textos e avaliá-los dentro do contexto da realidade."


Postar um comentário

8 Comentários

  1. Leia mais em:

    http://amigosletras.blogspot.com/2011/06/guerra-da-comunicacao.html

    ResponderExcluir
  2. João, é lamentável a incapacidade das pessoas em interpretar um texto. Pior, acreditam em qualquer coisa sem ao menos fazer uma pesquisa simples.

    Quase que a sua "Declaração de Guerra italiana" repete a gaiatice radiofônica de a "Guerra dos Mundos".

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma coisa a dizer:
    Com a crise econômica que vêm sofrendo alguns países da europa, a europa será a primeira a cair e suscetivamente o filho prodigo Estados Unidos da America.
    Depois que os gigantes caírem, será a era dos emergentes tomarem o trono. Brasil,Russia,India e China dominarão o mundo antes mesmo de 2050. Isto é fato e se chama BRIC

    ResponderExcluir
  4. Idiotice alheia, tinham que arranjar pretexto para xingar o brasileiro de burro.

    Caso vocês não saibam, um artigo de um jornal tem que ter uma língua menos subjetiva na medida do possível, o que não se vê claramente no artigo, jornalista idiota, só queria criar draminha.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que tem jornalista e jornaleiro.E o senhor que postou tal notícia deveria pensar duas vezes ao escrever tal auguro. Cuidado meu amigo, depois não venha por a culpa no povo. Surpreendo-me ao ver que um jornalista escreva esse tipo de noticia, acho que é não ter o que fazer mesmo, e ainda tem gente que fala que o publico da net é isso ou aquilo, se já sabe pra faz isso? Depois de tudo ainda vem se justificar.
    Meu querido conselho pra ti: Se num tem o que escrever reconte uma piada.

    ResponderExcluir
  6. Ok. Obrigado pelos conselhos e sugestões. Vejam também:
    http://amigosletras.blogspot.com/

    http://poesiasetelagoas.blogspot.com/

    http://joaobdrummond.blogspot.com/

    http://joaodrummondvideo.blogspot.com/

    http://poetasdelmundosl.blogspot.com/

    http://grandesfestivais.blogspot.com/

    http://musicasnativas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. ...Esse papo de não sabermos interpreter texto não é motivo para se criar uma situação de desespero, me desculpe a franqueza, mas isto não é texto livre é uma palhaçada e uma forma de trazer mais dor que alegria, será que não sabem o que uma guerra significa??? Ou tem que ser da casta deste escritor para saber?

    ResponderExcluir
  8. Veja no melhor da WEB

    http://webnota10.blogspot.com/2011/06/italia-declara-guerra-ao-brasil.html

    http://amigosletras.blogspot.com/2011/06/terceira-guerra-mundial-ja-comecouno.html

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.