Site da Kaspersky foi invadido por vírus : Proteja-se

>Ninguém, absolutamente ninguém está seguro na internet.

A empresa russa de segurança Kaspersk, que possui um dos melhores antivírus do mercado, teve o seu site invadido por hackers que alteraram suas páginas de download.
Na terça-feria, dia 19, quando o usuário clicava para baixar o Karpesk, no site da própria Karpesk, na verdade o que ele baixava era um antivirus fraudulento.

Antivirus fraudulentos, são programas que detectam vírus e diversas outras ameaças no computador infectado, sem que o computador esteja realmente infectado. Após a detecção de vírus inexistentes, o programa falso pede para que o usuário adquira um segundo programa, para que se “proteja” da ameaça. Ocorre que esse segundo programa é que contém o verdadeiro vírus. Ao baixar o novo programa o usuário tem sua máquina infectada de verdade.

Segundo a Kaspersky, a invasão ocorreu por meio de um software de terceiros usado para a administração do site.

Um outro gigante da informática, a Lenovo, fabricante chinesa de computadores, também teve, no dia 18, sua páginas invadidas. No caso da Lenovo, o ataque aparentemente se deu através de anuncios publicitários em sua página suporte e treinamento.

O código usado para invadir a Lenovo, era tão sofisticado que nem a própria empresa soube detectar com precisão o local exato da infecção. O que se sabe, é que foi uma injeção de “exploits", um tipo de código que explora falhas de navegadores web e plugins não atualizados como os do Flash, Adobe Reader e QuickTime, por exemplo.

Hoje me dia, ficar longe das chamadas páginas perigosas, como sites de downloads ilegais ou de conteúdo pornográficos, já não é mais suficiente. Qualquer página pode ser infectada, caso haja uma falha de segurança.



Como se proteger de sites infectados?

Como dito acima, os hackers sempre se aproveitam da vunerabilidade de um site e acima de tudo, dos usuários que não estão com seus navegadores e plugins atualizados.
Por isso é preciso sempre manter tudo atualizado. Não se fie somente em atualizações automáticas, crie o hábito de clicar no menu ajuda de seu navegador - e logo em seguida em verificar atualizações.

Normalmente todo e qualquer programa, possui na aba do menu Ajuda ou Help um caminho para busca por atualizações. Não se pode esquecer que muitas vezes no mesmo menu o caminho das atualizações pode estar em Propiedades.

Agora que você verificou s seu navegador está atualizado, é preciso verificar se há atualizações para os Complementos e Plugins. Para isso vá na aba do menu Ferramentas e clique em Complementos, e depois nos submenus, complementos e plugins . Em cada um, clique em verificar atualizações.

Nunca se esqueça, é preciso ter cautela, se proteger e manter tudo atualizado...

Mas ainda assim, ninguém, absolutamente está seguro na internet.

Postar um comentário

1 Comentários

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.