Como perder amigos no Facebook

A primeira coisa que costuma-se fazer ao entrar em uma rede social, como o Facebook, é sair a cata de amiguinhos. Mandar emails para quem conhecemos e para quem nunca nem sequer ouvimos falar.
De iníco queremos apenas números, ser pop, para não ficar falando sozinho na timeline, mesmo que na maioria das vezes, ainda que possuindo  mais de 1000 colegas , bater palmas para macacos é o que mais fazemos. Escrevemos, escrevemos e nada de receber uma resposta. Talvez um ou outro ser, vai lá e te dá uma moral no "curtir", ainda que meio tímido e sem nada comentar.

Para piorar, depois de um certo tempo podemos começar a ver a nossa lista de amigos diminuindo. Por que? Bem,  a resposta é meia óbvia. Porque somos chatos:

Um estudo feito por Christopher Sibona, estudante PHD em ciência da computação e sistemas de informação de uma universidade do Colorado, revela 3 fatores básicos para te tirarem da lista de amigos do Facebook:



Atualizações freqüentes sobre assuntos desinteressantes:

Pois é:
Tem gente que acha que para ser pop, tem que ser tagarela. Postam pra caramba, coisas que normalmente não tem nada a ver com nada. No Facebook é legal papear dentro de uma discussão já aberta. Onde se pode entender melhor o conteúdo das conversas. Fazer da Timeline um chat fica esquisito. O elemento vai e posta um "Vou cagar...kkkkk"  Facebook não é Twitter, aí fica complicado, manter um cara desses entre os amigos.


Religião e Política

Na vida real todos sabemos que esses assuntos de Política e Religião não são para serem discutidos com qualquer um. São assuntos polêmicos que certamente irão atrair inimigos. Portanto, se você acredita em determinada fé, ou tem um candidato. Evite angariar simpatizantes para a sua causa pelo Facebook. Pode até o fazer, mas de forma particular e ponderada, impondo-se limites. Senão, você corre risco de antes de ser bloqueado no facebook, escutar um "Enfia a sua fé na bunda, mas enfia com fé."

Preconceitos em geral.

Ser racista ou manifestar algum tipo de preconceito, principalmente homofóbico, é um grande passo para perder amigos em redes sociais. Você tem todo o direito de não gostar de pessoas de outras raças, e de não gostar de gays, mas é um direito que termina dentro de você mesmo. Ninguém gosta de pessoas intolerantes. Muitos se sentem mal em ter um amigo tão energrumeno e logo se afastam.


Creio que faltou um outro fator extremamente relevante para ser excluído da lista de amigos de alguém:

As atualizações de Jogos aplicativos.

A grande verdade, é que o Facebook para a maioria das pessoas só serve mesmo para ficar jogando Farmville, Máfia Wars e outros joguinhos.  Com isso, a timeline fica abarrotada de pedidos de ovelhas, ajuda para matar inimigos e coisa e tal.
É até fácil impedir que essas atualizações cheguem em seu perfil, mas aí entra um outro problema. Se você não ajuda seu amiguinho a arar a fazenda virtual, a comprar ingredientes para o Café, ou a meter a faca em um gângster, você pode ser considerado inútil e ser bloqueado.

Redes sociais são legais. Mas são tão complicadas como a vida real. Uma palavra rude e ganha um block eterno.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Obs: no techo
    "Por que? Bem, a resposta é meia óbvia. Porque somos chatos".

    Não existe MEIA ÓBVIA e sim MEIO ÓBVIA...
    erro de português comun, corrija isso.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, amigo Anônimo, mas o que seria "techo" ?

    ResponderExcluir
  3. É verdade Sr. Anônimo...Assim como "comun" também é comuM... Rsrs

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.