Teste seu Antivirus

Todos nós sabemos da importância de se ter um antivírus instalado em nossos computadores. Sem ele, navegar pela internet pode ser uma viagem curta,e desagradável.
Mas não basta termos um bom antivirus no Pc, é preciso mantê-lo sempre atualizado, afinal a cada dia surgem novos vírus e conseqüentemente novas vacinas.

Isso todos nós sabemos, mas o que poucos sabem, é que muitos Malwares são capazes de desativar o scanner do antivirus, impedindo-o de detectar em tempo real a presença de uma ameaça. Quando isso ocorre, você só saberá que possui  vírus em seu PC, quando a coisa estiver bem feia, e seu PC apesentar diversos problemas, como lentidão, internet lenta e a temida tela Azul da morte.

Mas como saber se o Antivirus está funcionando corretamente?
O European Institute of Computer Anti-Virus Research (Instituto Europeu para Pesquisa de Antivírus de Computador) , desenvolveu o arquivo EICAR test file (arquivo de teste,), que é bastante simples de usar e não danifica seu computador.

Todo antivirus é capaz de identificar o ECAIR, e assim que o identifica soa o alarme como se ele fosse um vírus de verdade e perguntado se você quer deleta-lo. Obviamente que você clicará em sim.

Caso o Antivírus não o detecte, é bem possível que seu Antivírus não esteja funcionando de forma correta, devido a uma possível ação de vírus. Nesse caso você deve iniciar imediatmente uma atualização de seu antivírus e em seguida fazer um scanner tanto com seu anti virus, quanto com seu anti-spyware.
 
 

Como saber se o Anti-virus está funcionando corretamente.

  • Abra o bloco de notas e cole a seguinte linha de caracteres.

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

  •  Salve o arquivo com o nome EICAR.COM
  • Assim que você salvar o arquivo, o antivírus deverá detectar o arquivo.
Mas nunca se esqueça, o melhor antivírus para seu computador é você mesmo.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Dragus, se você leu o post, deve ter lido que eu me referi a antivírus.Hahahahaha. O Avg é ruim que doi, cara.

    Aqui eu uso o Avira + Spuware terminator para proteção residente em tempo real. Ainda conto com o Malwarebytes anti-malware e o Dr.WEB para escanear.

    Eu usava o Spybot Search & Destroy, mas está muito ruim.

    Com esse kit , posso ver minhas sacanagens na boa.

    ResponderExcluir
  2. O McAfee pega o bixim no pulo... vc mal termina de salvar o arquivo e ele já vai pra a quarentena e o usuario é avisado.
    \o/

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.