Verdade e Mentiras sobre a vacinação contra a gripe

Ontem, Segunda - Feira 22/03/2010 deu-se inicío a segunda etapa da vacinação contra a gripe Suína H1N1. Mas a população anda desconfiada dessa vacina, por conta dos boatos que circularam na internet em forma de Email sob o título de NÃO TOMEM A VACINA.

Segundo esse email recheado de teorias conspiratórias, a vacinação em massa faz parte de um plano malévolo das grandes potências mundiais para dizimarem parte da população do planeta e criarem a NWO ( New World Order - Nova Ordem Mundial ).

Para criar um clima maior de pânico , o email diz que a vacina possui em sua formulação mercúrio e óleo de esqualeno, que são altamente tóxicos.O email só esquece de dizer que a quantidade contida na vacina é muito pequena e possívelmente o peixe de rio contém mais Mercurio que ela.



Como toda vacina, é possível que apareça alguns sintomas de reação do organismo a mesma, mas que passam rápido e afetam muito poucas pessoas. Eis os sintomas da reação a vacina H1n1 : febre, dor no corpo e calafrios.

No mundo inteiro já foram vacinadas cerca de 300 MILHÕES de pessoas  e não houve nenhum caso que comprovasse a veracidade do email.

A campanha de vacinação começou sua segunda etapa ontem, e vai até o dia o dia 2 de abril. Mas não é qualquer pessoa que pode ser vacinada. Como seria impossível vacinar, por enquanto, toda a população, foi dada a prioridade para pessoas que estejam em um gurpo que têm maior risco de adoecer e ter a doença na forma grave e até morrer

Quem pode tomar a vacina contra a gripe Suina H1N1?

  • Grávidas
  • crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos de idade
  • Doentes Crônicos com menos de 60 anos de idade.
Por que os idosos não serão vacinados?

Idosos acima de 60 anos serão vacinados durante a campanha Nacional de vacinação do idoso, que se realizará entre os dias 24 de abril e 7 de Maio.

O que são doenças Crônicas?

Doenças Crônicas são doenças que não se curam a curto prazo, possuem evolução prolongadas ou permanentes, que não possui cura, mas que podem ter efeitos abrandados através de medicamentos e habitos.

Alguns exemplos de tipos de doenças Crônicas indicados na Vacinação da H1N1:
Obesidade Grau III
Indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância (ex: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
Asmático grave;
Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória;
Pacientes com imunodepressão por uso de medicação ou relacionada às doenças (como AIDS, uso de altas doses de corticóide);
Diabéticos
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias crônicas com insuficiência respiratória crônica (ex: fibrose pulmonar, seqüela de tuberculose, pneumoconioses);
Doença hepática: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou uso de terapêutica antiviral;
Doença renal: insuficiência renal crônica, principalmente em doentes que fazem diálise;
Doença hematológica: hemoglobinopatias
Pacientes com terapêutica contínua com salicilatos em indivíduos com idade ≤ 18 anos (ex: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki)
Doenças cardíacas

Estou com a gripe comum, posso tomar a vacina H1N1 ?
Não há contra-indicação para quem está resfriado ou gripado. Porém, em caso de agravamento destes quadros, recomenda-se que procure um médico antes. 

Qual o calendário previsto para a vacinação contra a H1N1 daqueles que ficaram de fora dessa segunda etapa da campanha?
  • 05/04 a 23/04 População de 20 a 29 anos
  • 24/04 a 07/05 Idosos acima de 60 anos
  • 10/05 a 21/05
  Minha filha tem 2 anos e dois meses.Posso leva-la para vacinar?
Para crianças, a idade da vacinação é de 6 meses a 1 ano e 11 meses, ou 2 anos incompletos. Se sua filha não possui nenhuma doença Crõnica, não poderá ser vacinada nesse lote. Deve-se aguardar o fim do calendário de todos os grupos definidos como de alto risco, para saber se haverá vacinação dos grupos excluídos. Essa disponibilidade depende da avaliação do Ministério da Saúde, depois que ele fizer uma verificação da situação epidemiológica e de acordo com a disponibilidade da vacina.
    Quem é que não pode tomar a vacina - qual a contra indicação da vacina H1N1?
     A vacina é contraindicada apenas para quem tem alergia a ovo.

    Não acredite nesses emails falsos. No caso da Gripe Suína Influenza H1N1 é melhor previnir do que remediar.





      Loading

    Postar um comentário

    35 Comentários

    1. meu filho tem 6 anos, tem asma controlada e tem alergia a ovo. a pediatra dele pediu para vacinar a alergista diz que não é indicado.
      o que devo fazer? quais osriscos de dar a vacina e se ele tomar ou quem tomar fica totalmente imune ao virus h1n1?posso dar anti alergico antes?

      ResponderExcluir
    2. Meu filho tem 1ano e 8 meses desde que nasceu tem apresentado problemas com a baixa imunidade inclusive esta fazendo uso de leucogem no momento e se encontra muito resfriado.Gostaria de saber se quando ele estiver melhor mesmo ja tendo passado a primeira dose da vacina se eu ainda posso leva-lo??!!

      ResponderExcluir
    3. Paulo Fernando de Vasconcelos LImongi29 de março de 2010 às 21:02

      Gostaria de saber se quem e alérgico ao iodo pode tomar a vacina contra H1N1.
      Paulo Limongi

      ResponderExcluir
    4. Pessoal em caso de qualquer dúvidas é recomendado procurar o médico. Mas também podem tentar usar o disque saúde 0800 61 1997

      ResponderExcluir
    5. Uma garotinha amiga e vizinha, portadora de bronquite asmática, tomou a vacina contra H1N1, na 6ª feira(26/03/10), estava ótima antes, mas teve uma parada cardíaca na 3ª feira(30/03/10), ficou entubada até 6ª feira(02/04/10) e não resistiu, vindo a falecer às 22:00 horas, os médicos disseram que o laudo sairá em 15 dias, suspeita da relação com a vacina. Esse fato tem relevância? Se tem até que ponto? (Aguardo resposta).

      ResponderExcluir
    6. A vacina Tem Mercurio e o peixe tambem tem..mais o mercurio do peixe é natural e não passou por nenhum processo cuja o qual pode agrava sua formula e fazer com que a reação no ser humano seja maior e mais rapido... do mesmo jeito um dia todos vão Morrer mais eu não querro morrer de cancer ou algo que possa ser causado por essa vacina...PREFIRO MORRER COM A TAL GRIPE SUINA (H1N1) DO QUE MORRER APOS TER TOMADO A VACINA....

      ResponderExcluir
    7. eu tomei a vacina a dois dias,e foi a mesma coisa que nada nao tive nenhuma reaçao.
      antes de tomar fiquei com muito medo porque so falam coisas ruins sobre a vacina.mas nao me deu nada nada.

      ResponderExcluir
    8. eu estou lendo que estao falando. A vacina tem mercurio,eu tenho alergia a ele tomei a vacina a dois dias ate agora nao tive nenhuma reaçao posso vir a ter alguma complicaçao,eu nem sabia que avia mercurio na composisao da vacina.
      QUERIA UMA RESPOSTA.!!!

      ResponderExcluir
    9. meu nome e andrea
      minha filha dia 23 de março de 2010 tomou a vacina elav estava boa agora so vivi com o nariz escorrendo muito e espirrando a toda hora não paravde espirrar o que eu faço? sera que e da vacina por favor me ajude não sei o que fazer

      ResponderExcluir
    10. a bebida alcolica corta o efeito da vacina?
      traz alguma complicação?
      obg.

      ResponderExcluir
    11. CARINA:

      A quantidade de mercúrio é mínima, não deve causar nenhum problema no seu caso,pois não houve reações até agora. Mas é sempre aconselhado procurar um médico

      ResponderExcluir
    12. ANDREA:

      Leve sua filha a um pediatra, somente um exame médico pode estabelecer a ligação entre a vacina e os sintomas de sua filha

      ResponderExcluir
    13. ADRIANA RIBEIRO:

      Somente o laudo pode atestar se há ou não relevância.

      Se puder nos avise do resultado

      ResponderExcluir
    14. Paulo Fernando de Vasconcelos LImongi

      Informe sua condição ao médico de plantão no posto de saúde onde será efetuada a vacinação

      ResponderExcluir
    15. eu tomei a vacina numa sexta feira de manhã, quando chegou a noite não levantei mais da cama, fiquei muito mal só melhorei na terça-feira, tive enjouo, febre, cansaço, dores pelo corpo, calafrios e outros sintomas relativos a estes outros.a medica me disse que tem 2 tipos de vacinas, uma de liquido transparente e outro leitoso, e é justamente o leitoso que tem dado estes sintomas.

      ResponderExcluir
    16. olá tenho alergia a ovo e por isso não vou me vacinar, gostaria de saber o que irei fazer para me proteger? Obrigada

      ResponderExcluir
    17. Qual é a composição que possui no remedio de asma que faz com que não se possa tomar a vacina contra a gripe H1N1.
      OBRIGADA

      ResponderExcluir
    18. É VERDADE QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE VACINA?
      E SE EXISTIR QUEM TOMA CADA TIPO?
      A COMPOSIÇÃO DELAS É DIFERENCIADA?

      ResponderExcluir
    19. PATRICIA D´CARLA S. MELO28 de abril de 2010 às 11:03

      Meu filho tem 7 meses,e no proximo dia 30 de abril ele tera q tomar a 2a dose da vacina,mas o mesmo esta muito gripado e com febre,o que devo fazer? A vacina é contraindicada no caso de febre? Aguardo resposta obrigada .

      ResponderExcluir
    20. Renato de Mello Ferraz30 de abril de 2010 às 08:29

      Bom dia,

      Gostaria de saber se a pessoa que for alérgico a Merthiolate pode tomar a vacina H1N1.


      atenciosamente

      Renato Ferraz

      ResponderExcluir
    21. oi,após a vacinação,com quantos dias devo,tomar bebida alcóolica.


      Rossana

      ResponderExcluir
    22. maria judith de vasconcellos piva3 de maio de 2010 às 15:33

      fui diagnosticada com mielo fibrose e fibromialgia,posso tomar a vacina h1n1?

      ResponderExcluir
    23. Antes de tomar a vacina eu não apresentava nenhum sintoma de resfriado, após a vacina eu estou espirrando, com dor de cabeça e com o cormo mole.
      Eu tomei essa vacina no dia 02/05 e hoje dia 03/05 ainda não estou melhor, esse tipo de sintoma é normal?
      Estou muito preocupada!
      (Aguardo uma resposta)

      ResponderExcluir
    24. Amor Algumas reações podem ocorrer. Desde que não possua sintomas exagerados,embora raros são normais.

      A dica é: Caso tenha piora em seu quadro, procure um médico imediatamente,nada de se auto medicar.

      ResponderExcluir
    25. tenho alergia a coisas remosas como:carne de porco,chocolate, pimenta e ovo mas só por ele ser remoso tenho um tipo de micose no sangue que só aparece na epoca da seca, e ai posso me vacinar contra h1n1?

      ResponderExcluir
    26. Tomei a vacina dia 08/04/2010 a partir do dia 11 fiquei com uma gripe muito forte. Fui ao medico 2 vezes comprei 6 tipos de remedio e nada me adiantou. Gostaria de saber se é possivel ter ficado com essa gripe fortissima por causa da vacina? Estou ate hj com muita tosse e catarro no peito.

      ResponderExcluir
    27. Pelo amor de Deus, gostaria que alguém me ajudasse. Minha esposa estava grávida de cinco semanas, tomou a vacina H1N1, após uma semana, exatamente, fomos fazer uma ecotransvaginal, para saber a idade gestacional do bebê, quando fomos surpreendidos com a notícia de que o bebê não tinha batimentos, e que a gestação havia sido interrompida.
      Tenho quase certeza que foi por causa da vacina, pois, até o dia da aplicação da mesma, a gestação estava se desenvolvendo normalmente. Alguém sabe de algum outro caso semelhante ao meu? Gostaria de ajuda. (betodotata@hotmail.com)

      ResponderExcluir
    28. Roberto e Patrícia

      Somente um médico pode dar auxílios a vocês e a qualquer pessoa que tenha sintomas ou dúvidas técnicas.

      ResponderExcluir
    29. Meu filho tem 6 anos ha seis meses esta curado de um cãcer estava otimo ontem 11/05 apos tomar a vacina não levantou mais da cama,com muita febre enjõ e dor no corpo o que devo fazer.

      ResponderExcluir
    30. Meu filho tem 6 anos há seis meses esta curado de um cãcer e estava ontem 11/05 após tomar a vacina não levantou mais da cama com muita febre dor no corpo e enjõ o que devo fazer?

      ResponderExcluir
    31. Fiz a vacina e tive reações horríveis: tontura, febre, muito enjôo, dormencia no braço inteiro,uma dor de cabeça infernal e vermelhidão abaixo do local da vacina. Nunca tive reaçoões alérgicas a medicamento algum! Que espécie de reação foi essa? Isso é comum? Na minha comunidade, nem os médicos sabem o porquê desses sintomas.

      ResponderExcluir
    32. Fiz a vacina e tive reações horríveis: tontura, febre, muito enjôo, dormencia no braço inteiro,uma dor de cabeça infernal e vermelhidão abaixo do local da vacina. Nunca tive reaçoões alérgicas a medicamento algum! Que espécie de reação foi essa? Isso é comum? Na minha comunidade, nem os médicos sabem o porquê desses sintomas.

      ResponderExcluir
    33. Marcos tomem cuidado com pois os diagnósticos estão sendo HIV só que estão falando que é falso mas veremos a longo prazo quando todos esquecerem da vacina.

      ResponderExcluir
    34. http://www.youtube.com/watch?v=JsySHqPsDuU

      ResponderExcluir
    35. tem uma vacina especifica para quem tem bronquite asmatico?
      meu bronquite voltou depois de 15 anos, após eu tomar a vacina?!

      ResponderExcluir

    Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.