Como criar temas para o Firefox 3.6

By | 19:08 3 comments
Foi lançado o Firefox 3.6 com algumas novidades no quesito personalização e melhorias no desempenho, velocidade, estabilidade e compatibilidade.

Na parte técnica, pude observar uma sensível melhora na rapidez do Firefox. Abrir o Firefox está mais rápido, sem aquele lenga-lenga das versões anteriores, navegar está mais estável, com raríssimos travamentos. Comigo só travou quando eu usava o Gtalk, que aliás precisa de muitas melhorias principalmente na estabilidade. Claro que o Firefox 3.6 também travou quando eu usava o bendito aplicativo da Mini -Fazenda, mas isso já era de se esperar e desesperar. A culpa é do aplicativo feito nas coxas e não dos navegadores.

Uma novidade legal no Firefox 3.6, é a possibilidade de usar temas em sua Skin, e o que é melhor : Pode-se alternar os temas sem precisar reiniciar o navegador. Com um clique você muda o tema do Firefox e pode ir do tema Barbie ao tema do Chuck Norris sem problema algum. Resumindo, Seu irmão sai do PC  e você com um clique muda o tema. A leveza dos temas é outro ponto favorável, o FF 3.6 não fica pesado.

Agora o mais legal nessa parte dos temas: Qualquer pessoa pode criar seu próprio tema para o firefox e colocar no site da Mozilla para que outras pessoas possam baixar e usar o tema.

Como usar Temas  no  Firefox 3.6 ?

Primeiro baixe o Firefox 3.6  aqui : ( o link é do baixaki, porque lá existe um mini tutorial )
Após a instalação do Firefox, você deve baixar o complemento Personas aqui .

Depois de instalado tudo, clique no ícone da raposa que fica na barra de Status do rodapé do Firefox. Basta pousar por uns instantes o cursor do mouse no tema escolhido e você terá uma pré-visualização do Tema, decidindo se o usará ou não, sem precisar instalar. Quando se decidir clique no tema desejado.




Criando seu próprio tema do Firefox 3.6 .

Para criar seu próprio tema e compartilhar com o mundo é simples:
Clique no ícone do Persona FAVORITOS - IR PARA FAVORITAS que te enviará até o site da Mozilla http://www.getpersonas.com/en-US/ . É preciso efetuar um cadastro rápido.

Após efetuar o cadastro clique na Aba Creat Your Own .


  • - Aceite os termos de serviços marcando a caixa: I agree to the Terms of Service and am the rightful owner of this content
  • - Na mesma página você deverá decidir como deseja hospeda o seu tema.
  • Se desejar que seu tema seja público e qualquer pessoa possa usar e modificar marque a opção Yes, I want to make my design available to everyone under a Creative Commons license
  • Se você quiser que seu tema  seja só seu e que ninguém poderá partilhar , modificar, distribuir fora do Aplicativo Personas clique em:  I'd rather restrict any modifications and sharing of my Personas design. Vale lembrar que essa opção,  restringe o tema como experimental por 30 dias e após isso poderá ser cobrada uma taxa paras "ajudar " a Mozilla  sustentar o programa.
  • Clique em Continue.
Agora  você começa a criar seu tema.

  1.  Em Persona Name , você cria o nome de seu Tema, não use acentos, você pode usar hiféns ou espaço, só não vale acentos.
  2. Em Category , você diz qual a categoria de seu tema
  3. Text Color , aqui voce seleciona a cor  dos textos que aparecem na parte das barras do Firefox e barra de ferramentas do Google, caso você a tenha. Basta dar um clique na caixa que aparece o a gama de cores.
  4. Accent Collor para selecionar a cor dos textos do rodapé do tema.
  5. Header Image aqui você deverá upar uma imagem no seu computador . O  tamanho da imagem tem que ser exatamente 3000 de largura x 200 de altura
  6. Footer Image aqui é onde você deve upar a imagem do Rodapé do seu tema. A imagem deverá ser 3000 x 100
  7. Description serve para você fazer a descrição do seu tema. Uma boa descrição deixará seu tema mais fácil de se localizar na busca, além de dar informações as pessoas sobre o seu tema.
  8. I'm creating a Persona to... nessa parte você pode deixar em branco ou usar uma das opção. Ela serve para você dizer para que ou quem criou o tema. Algumas opções são padronizadas e em inglês,caso queira acrescentar seus próprios motivos clique em Other e digite o motivo. Dessa forma você poderá puxar o saco da sua namorada.
  • Clique em Submit.
Agora é só esperar a aprovação ou não de seu tema. Claro, se deixar qualquer imagem, a rapaziada do mal iria fazer a festa, com imagens ilegais e pornográficas. Quando, e se, seu tema for aprovado ele aparecerá em My Design no menu lateral esquerdo. Não costuma demorar além de 24hs, mas não sei ao certo.


     
    Loading

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Passei para conhecer seu blog ele é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  2. valeu pela dica
    por esse e que é navegador de verdade

    ResponderExcluir
  3. boas, eu precisava urgentemente da vossa ajuda para criar isso. Por favor ajudem-me...se puderem ajudar e não se importarem fica aqui o meu mail: davidferreira94@hotmail.com

    POR FAVOR, EU PEÇO AJUDEM-ME

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.