Tutorial básico do novo Orkut

Muita gente está estranhando o novo Orkut.
O meu profile está lotado de gente querendo saber como usar o Orkut novo. Resolvi fazer esse tutorial básico para que possam dar os seus primeiros passos e configurar a bagaça.


COMO COLOCAR FOTO e VÍDEO NO PERFIL do novo Orkut
-
-- Vá em PERFIL > SOBRE MIM clique na área logo abaixo

Selecione o local desejado e coloque o endereço da imagem e salve. evite imagens muito grandes, sob risco de ser cortada. Eu consegui colocar com qualquer endereço de imagem, mesmo hospedada fora do Orkut ou Picaweb. Pode colocar até mesmo Gifs animados



- Para VÍDEO siga o mesmo caminho da foto e coloque o endereço do vídeo ou utilize o ícone de vídeo na caixa de ferramentas. Eu prefiro o primeiro esquema, pois usando o ícone do vídeo as vezes o video não vizualiza totalmente.


QUANDO COLOCO A IMAGEM NO PERFIL DO NOVO ORKUT ELA VIRA LINK

Alguns usuários não tem conseguido colocar fotos no perfil, pois elas viram link e não exibem a foto.

Parece que adicionar imagens no perfil não funciona usando Internet Explorer. Muitos detectaram essa falha. Mas algumas pessoas conseguiram postar com o Internet Explorer 8 atualizado.

No Firefox e Chrome esse problema não tem ocorrido. Se você gosta tanto assim do Internet Explorer, e quer mantê-lo, a solução é atualiza-lo para o 8. O problema é que o Orkut que está mais leve, acaba ficando pesado.


COMO EXECUTAR HTML NO PERFIL?

Para colocar HTML no perfil do Orkut e aumentar o tamanho das letra, criar links personalizados com palavras e clicáveis e etc, é preciso usar de um artifício, já que no perfil não tem a caixinha de html.

Vá em sua página recados e na caixa de escrever clique na caixa de HTML que fica no alto a sua direita, coloque o html desejado e depois clique novamente em HTML para voltar ao modo normal. Se tudo deu certo vc verá o código executado. basta copiar e colar no seu perfil.

Detalhe muito importante, é para copiar o código executado e não escrito.



COMO COLOCAR MUSICA NO PERFIL E ELA TOCAR AUTOMATICAMENTE



Antes de ensinar como colocar musicas no perfil do Orkut, eu gostaria de salientar que não acho uma boa idéia. Para o dono do perfil, tudo é lindo e maravilho, o perfil fica maneiríssimo. Mas para o visitante a coisa pode não ser bem assim. Pode ser irritante, invasivo, atrapalhar a música quem o visitante possa eventualmente estar escutando enquanto navega.

Outra coisa importante, colocar a música é relativamente fácil, mas retira-la é que são elas. O novo Orkut está repleto de bugs, e muitas vezes retirar um video ou música no perfil requer paciência e muita. Para retirar a música, é preciso ir em:

INICIO
> + MAIS > MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL > no menu lateral esquerdo ir em PERFIL > EDITAR > SOCIAL > e retirar o código do QUEM SOU EU.

Caso não consiga, será preciso ir na versão antiga e tentar retirar lá. Há casos que é preciso apagar todo o quem sou eu.

Se mesmo assim você teimoso quer colocar música em seu perfil, faça assim:

  • Copie o embed do código no incorporar video, do Youtube e cole no bloco de notas ( notepad )
  • no código , apague fs=e em seu lugar coloque autoplay - lembre-se o código possui 2 fs, substitua os 2
  • Ainda no código, substituia=WIDTH=425 HEIGHT344, ou qualquer numero lá tenha por WIDTH=1 HEIGHT=1 - essas são as medidas de altura e largura do Player do vídeo, também possuem 2 de cada, altere ambas.
  • Acrescente um ponto ( . )antes e após o código.
  • Copie o código final e vá para a sua página de recados e antes de colar o codigo dê um clique em HTML e somente depois cole o codigo.
  • Clique novamente em HTML , dessa forma o codigo se transformará em 2/ou 3 pontos.
  • Copie esses pontos e cole no seu perfil, do mesmo modo que você faria para colocar uma imagem, dessa maneira ao entrar no seu perfil ,a musica vai tocar automaticamente.
Lembre-se que a execução da música depende da velocidade da internet do visitante.



COMO ACESSAR O ROL DE COMUNIDADES

Nessa nova versão ainda não foi colocado um link de acesso direto as comunidades em todas as páginas. Isso deverá ser corrigido nas próximas atualizações.

Então para acessar as comunidades faça assim:

- Vá em INICIO ou PERFIL na caixa de comunidades e clique em GERENCIAR

Se estiver em uma comunidade utilize o submenu que fica abaixo dos títulos de onde se encontra:





COMO MANDAR DEPOIMENTO :

Para mandar depoimentos para seus amigos, vá no perfil dele, clique em + MAIS

e clique em DEPOIMENTOS. Se a aba ATUALIZAÇÕES DO FULANO estiver maximizada, minimize-a que a próxima aba e a de depoimentos. Clique em criar depoimento e envie.


COMO ACEITAR DEPOIMENTOS

Para receber é só ir em seu perfil em + mais > DEPOIMENTOS.

Outra forma e ir na aba O QUE HÁ DE NOVO.

Alías essa aba o que é de novo é de suma importância. Acostumem-se com ela.


POSSO VOLTAR PARA O ORKUT ANTIGO ?

Perfeitamente, você pode alternar entre o novo e o velho quantas vezes desejar. Para isso basta clicar no link versão antiga que se encontra no alto da página.

Só não sei até quando poderá usar o velho. A intenção do Orkut é migrar todos para o novo.

COMO ENVIO CONVITES PARA MEUS AMIGOS ?

Quando você tiver convites disponíveis ele estará visível em INÍCIO em uma caixa entre Amigos e Comunidades.


Essa caixa indica a quantidade de convites que você possue. Clique nela e o sistema fará automaticamente a lista de amigos seus que não possuem o novo Orkut, escolha o amigo que deseja presentear clicando sobre ele e depois em enviar.

Caso vc não tenha convites para enviar a caixa não aparece, só aparecendo no momento oportuno.

O prazo para novos usuários receberem convites para distribuir é de 24 a 48 horas, ou mais. Depende do humor do Sistema.


RECEBI UM CONVITE MAS NÃO O ACHO NO MEU ORKUT

Muitas pessoas estão reclamando que um amigo disse que enviou o Convite mas não o localizam ou o convite não aparece. Dentre as causas, pode estar o não envio do convite ( sim, pode ser brincadeira de seu amigo). Para saber se , ou quem te enviou um convite, vá em mensagens e veja se lá não tem uma mensagem dizendo que fulano te mandou um convite. Se tem faça assim:

  • Efetue o login no orkut novamente e verifique no menu horizontal superior se tem um ícone escrito "testar novo Orkut" se tiver, clique e pronto.
  • Se mesmo assim não encontrar o convite e ou ele não funcionar, verifique se seu Orkut está configurado para internet lenta , caso esteja, vá em configurações, pelo menu esquerdo e passe para conexão rápida. O novo Orkut não funciona configurado para internet lenta.

Quer ganhar convites para o novo Orkut? Clica aqui

Se você tiver alguma dúvida que não postada aqui deixe nos comentários do blog que eu respondo a todos. Ou entre na comunidade do Estimulanet.com no Orkut







Postar um comentário

65 Comentários

  1. Tenho o novo orkut e consegui postar vídeos em "SOBRE MIM", porém quando tento postar fotos no mesmo local a imagem não aparece, apenas o link, já pesquisei no google e não acho a solução.Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Amigo anonimo.

    Obrigado por reportar esse bug. Vou atualizar o blog com a solução encontrada, que relato abaixo.

    Parece que adicionar imagens no perfil não funciona usando Internet Explorer. Muitos detectaram esse bug. Algumas pessoas conseguiram postar usando o Internet Explorer 8 atualizado.

    No Firefox e Chrome esse problema não tem ocorrido. Se você gosta tanto assim do Internet explorer, e quer mantê-lo, a solução é atualiza-lo para o 8. O problema é que o Orkut que está mais leve, acaba ficando pesado.

    ResponderExcluir
  3. Keru saber como ki eu faço para configurar
    as minhas atualizações !
    tipo: como ki eu faço para escolher de quem eu keru
    ki apareça as atualizações ??

    ResponderExcluir
  4. .- Sanýnhàáh Aunchiimαn Dill's

    Pois é. Essa é uma falha da equipe. Infelizmente não tem como escolher de quem queremos ver as atualizações. Para piorar nem sequer é possível optar por não exibi - las.

    O único jeito é reportar uma sugestão ao Google, através do formulário de satisfação. Esse formulário aparece de vez em quando no alto da página, ao lado do menu. Apesar de estar com o título em inglês "have an opinion? Tell us." que significa, "Tem uma opinião? Diga-nos" o questionário é em português.


    Esse questionário visa coletar informações de satisfação e sugestões.

    O novo Orkut está ainda em fase de testes, e a opinião dos usuários vai ser levada em conta para a melhoria do site. Certamente sua queixa é semelhante a quase todos os usuários. Se muitos pedirem as mesmas coisas as chances delas serem atendidas é enorme.

    ResponderExcluir
  5. Tem como escolher plano de fundo no novo? ... como no Twitter?

    ResponderExcluir
  6. OK I wish I knew what you guys were talking about I might be able to add an intelligent comment!

    ResponderExcluir
  7. HayleyUnfortunately our online translator is not active. but you can use the translategoogle to understand.

    ResponderExcluir
  8. Gabriel

    O novo Orkut possue 5 cores para o usuário escolher, de acordo com seu gosto. Plano do fundo como no Twitter não tem.

    Achei essas poucas cores muito limitadas e nem tão legais assim

    ResponderExcluir
  9. Descobri como postar o video menor no perfil do orkut novo e o seguinte baixe o video no seu no antigo nos favorito antes de postar
    no novo orkut dai copia o video e cole no perfil ele ficara menor
    sobre o gif:
    tbm da msm forma copia e cole e salve
    sera que ajudei e esclarecer???

    ResponderExcluir
  10. nao tem como colocar html no perfil?

    tipo, mudar a fonte, colocar tipo spam e talz?

    to colocando os codigos aqui no perfil mas nao a dando certo :x

    ResponderExcluir
  11. Victor eu consegui colocar HTML da seguinte maneira:

    Abra sua página de recados e escreva na caixa. Clique na ferramenta HTML da caixa. escreva o código desejado e mande o recado para vc mesmo copie e cole no perfil.

    É preciso copiar o HTML executado e não o código.

    ResponderExcluir
  12. não consigo mandar fotos pelo menu "recados" , no antigo orkut tinha o íten pra download de fotos e nesse não tem.

    ResponderExcluir
  13. Sonia só é possivel enviar fotos para os amigos indo na página deles e na caixa de postagem clicar em HTML. e tem que mandar a url da foto

    Caso queira mandar fotos no seu p´ropeio recados, faça o mesmo. use a caixa html na direita e somente poste o enderço da foto

    ResponderExcluir
  14. onde fica os depoimentos em que eu escrevii??

    ResponderExcluir
  15. os depoimentos mandados para um amigo são visiveis para todos, antes de ser aceito?? *-*

    ResponderExcluir
  16. ANONIMO / DEPOIMENTOS

    Ver seus depoimentos que enviou ou recebeu:

    Va em qualquer dessas abas - MEU ORKUT - INICIO ou PERFIL. clique em + MAIS e em Mais informações do perfil irá abrir uma página semelhante ao antigo Orkut ali vc clica em depoimentos tal qual fazia antes, e pode gerenciar os que recebeu e os que enviou.

    Depoimentos não aceitos não são visualizados por ninguém , até serem aceitos.

    ResponderExcluir
  17. Legais essas dicas. Tem muitas pessoas desistindo da nova versão por encontrararem dificuldades na utilização. Vô divulgar essas informações! Vlw Estimulanet.

    ResponderExcluir
  18. Tenho o orkut novo e a caixa das cores não aparece, em nenhum dos meus orkuts!
    aparece "testar orkut" e quando clico fica com a aparencia do novo mas sem a caixa das cores e as opções que o novo tem, alguem pode me responder o que aconteceu?
    obrigada :)

    ResponderExcluir
  19. Gabriela

    Se seu navegador for antigo ou não estiver atualizado, pode ser esse o problema. O novo Orkut só funciona em navegadores atuais. No Internet Explorer só funciona legal no 8.

    Atualize seu navegador.

    ResponderExcluir
  20. Ola.. algueeemmm..

    POR FAVOR

    me manda um convite

    djlucaspasquetto@gmail.com

    :)

    ResponderExcluir
  21. Bel Para mandar depoimentos com imagens , a foto deve ser copiada em CTRL + C e Colada em CTRL + V

    ResponderExcluir
  22. Oi, como eu mando uma foto minha q não tem no orkut e só tem aqui no pc, pros recados.. ?

    ResponderExcluir
  23. Anonimo acima,

    Procure usar um nome ou apelido para facilitar a comunicação, ok?

    Olha vc deve upar essa foto para o seu Album no Orkut e de lá pegar a URL da foto e postar nos recados.

    Não é possivel upar a foto direto do PC para os recados

    ResponderExcluir
  24. Como vejo os depoimentos que eu escrevi para meus amigos no novo orkut....

    obrigado

    ResponderExcluir
  25. aiiii deu certo o que eu queria fazer :))

    muiito oobg :)

    ResponderExcluir
  26. Como coloka musica no meu perfil.. tipo, quando a pessoa entrar no meu orkut começar a tocar a musica??
    E de que site eu tiro as musicas??

    Vlw

    ResponderExcluir
  27. Como faz pra colocar musica no meu perfil.. tipo, quando a pessoa visitar o meu orkut começar a tocar a musica??
    E de qual site eu tiro a musica??

    Vlw'ss

    ResponderExcluir
  28. Tenho o orkut novo e a caixa das cores não aparece, nem a barra de rolamento nos amigos e comunidades. e sem as outras opções que o novo Orkut tem
    Minha internet Explore é o 8.
    O que descarta a sugestão acima.
    Mais alguma coisa que eu possa fazer?
    Agradeço desde já.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  29. Quitilene

    Primeiro retorne a sua versão antiga de Orkut. vá em configurações no menu esquerdo e em INTERNET LENTA , veja se está marcado para exibir o Orkut de forma normal, se não tiver marque essa opção e salve.

    Caso isso não resolva seu problema, provavelmente seu perfil se encontra bugado, Mas não se preocupe, esse bug tem atingido diversos perfis e a equipe de manutenção do Orkut espera soluciona-lo em breve.

    ResponderExcluir
  30. tenho uma duvida...
    eu recebi o convite pro novo orkut, mas, ele ta mais parecendo com o antigo. ele nao tem como o seu, o retangulo q vc pode escolher a cor, que fica no topo do perfil como o seu. e nem aparece o "sobre mim", o q pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  31. Anonimo


    Podem ser duas coisas distintas:

    1 - Verifique se seu Orkut não está configurado para internet lenta:

    Vá em configurações http://www.orkut.com.br/Main#GeneralSettings, e na opção internet lenta marque a caixa "mostrar a versão normal do orkut",. Salve e clique na bolinha.

    2 - Tem ocorrido realmente um bug que fez o novo Orkut reverter para o velho. Não se preocupe, a equipe de manutenção irá solucionar em breve esse problema sem que vc precise fazer nada, além de esperar

    Caso não funcione, provavelmente é um bug que tem ocorrido nesses dias. O novo Orkut está sendo colocado aos poucos exatamente para solucionar esses bugs. Nesse caso vc só pode aguardar a equipe da manutenção consertar o bug

    ResponderExcluir
  32. Eu quero um convite do novo orkut !!!!

    vilmaalexandrino@gmail.com

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=5663774247776987338

    Me manda por favor !
    beijos

    ResponderExcluir
  33. o meeo orkut nao aparece as cores pra mim escolhe o q eeu faço ?

    ResponderExcluir
  34. Vllw .. obrigadoo por ter me ajudado !

    Abraço ! PARABÈÉNS AO SITE !

    Ass : TIBU

    ResponderExcluir
  35. Ta de parabens pela explicação voi o melhor site que encontrei sobre o novo orkut...

    valeuuuuu

    ResponderExcluir
  36. eu num to conseguindo por a musica no perfil :/
    primeiro eu consegui fiz td direito do html e pans ai ficaram 3 pontinhos mais eu só copiei 2 aii depois eu fui faze di novo pq eu tinha copiado errado mais ta aparecendo uma linha .. toca a musica mais num da pra copia a linha.. como faço pra aparece os pontinhos ?

    ResponderExcluir
  37. POR FAVOR ME RESPONDE SE É LEGAL OS DONOS DE COMUNIDADE COLOCAR NO PERFIL DA COMUNIDADE OFERECENDO CONVITES DO NOVO ORKUT? AGRADEÇO BJSSS

    ResponderExcluir
  38. gostaria de saber como faço para upar fotos no novo orkut, no antigo tem a opção adicionar fotos, criando assim o codigo para envio. como faço isso no novo?
    agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  39. outra perguntinha...
    quando envio mensagens com codigo de imagens, no novo orkut, não aparece a mensagem inteira,
    e só é enviado o codigo. como faço para que a mensagem seja visualizada?
    também quando envio mensagens, no antigo podia visualizar antes, e no novo? tem como visualizar?

    ResponderExcluir
  40. Nina

    Por enquanto upar as fotos diretamente do pc na página de recados não estás sendo possível. Voce pode hospeda-la em seu album no Orkut ou no Picasa. Dá é só pegar o endereço delas, clicar na ciaxa HTML da caixa de recados e enviar.

    ResponderExcluir
  41. Nina Clique em html antes de colocar o código que vai enviar normal.

    O que ocorre é que agora é preciso avisar se está postando com ou sem HTML.

    ResponderExcluir
  42. OI mesmo com essas dicas não consigo colocar minha foto ....quero coloca-lo no meu perfil...quem sou eu...uma foto minha...só tem opçãp pra clocar video...
    como faço pra consegui colocar a foto???

    ResponderExcluir
  43. olha, eu fiz tudo conforme explica para colocar a música no perfil, mais só fica os pontinhos, não toca a música, e tem horas qe aparee pra mim baixar a nova versão do adobe, só que nem de outros perfils eu consigo ouvir a música, e eu acho qe se eu precissase mesmo do adobe, eu não conseguiria ouvir a musica do perfil dos outros, o que esta acontecendo ?

    ResponderExcluir
  44. O Adobe Flash Player é indispensável para reproduzir grande parte das animações e banners da Internet. O plugin é instalado no browser, tecnicamente esta aplicação é um controlo activeX Flash Player e executa as animações automaticamente, o download é rápido e não traz nenhum inconveniente ao PC.
    --------------------------------------

    Quanto a não execução dA musica, parece que o Orkut desativou a função autoplay que fazia a música tocar. Essas que vc está ouvindo pode ser de um outro tipo de player. voce poderia me informar o perfil?

    ResponderExcluir
  45. meu novo orkut esta sem cor o q eu fasço

    ResponderExcluir
  46. ooie tentei coloca musica por esse sistema só que na hora em aparece os 3 pontinho e é para vc cola no perfil só aparece 2 e não toca nada alguem pode me ajuda ?

    ResponderExcluir
  47. ...colei os 2 pontinhos, mas nada acontece...

    ResponderExcluir
  48. boa noite preciso tirar o codigo q fica no enviio de mensagens do orkut ..como q eu faço...alguem pode em ajudar?// obrigada por enqto

    ResponderExcluir
  49. tem gente colocando umas imagens no perfil( tipo borboletinhas) que mechem e pá ,queria saber como faz isso ...

    ResponderExcluir
  50. no orkut,como faço para que aparessa uma pequena barrinha dizendo quem esta online no momento?

    ResponderExcluir
  51. Oi. Gostaria de saber, se tem como aumentar a letra do depoimento? Tipo, dizem que existe um código para aumentar a fonte do depoimento, mas já procurei e não consigo encontrar. Desde já, agradecida. Beijos!

    ResponderExcluir
  52. EU NUM TO CONSEGUINDO COLOCAR A MUSICA NO PERFIL.. TEM OUTRO CAMINHO SEM SER ESSE?

    ResponderExcluir
  53. como faço pra ver todo os comentarios q postei nas fotos de amigos?

    ResponderExcluir
  54. ~ Preciso de uma pequena ajuda, o meu problema e que toda vez que eu vou escrever no meu bendito : Quem sou eu do Orkut, eu escrevo tudo, salvo. e quando vou la em perfil pra ver, esta salvo apenas 3 linhas do que eu escrevi, e nao sei porque isso acontece, porque minha versao antiga nao tinha essa "frescura" Uso esse tipo de letra a que > (єχємρℓσ) mais nao vejo isso como um problema pois eu sempre usei esse tipo de letra. Obrigada pela atencao e se puder me ajudar agradeco ;)

    ResponderExcluir
  55. kara tu e d mais gostei

    ResponderExcluir
  56. OLA, CRIEI UM ORKUT NOVO MAS QUERO QUE FIQUE COM O FORMATO DO ANTIGO, SÓ QUE NÃO APARECE A OPÇÃO DE VOLTAR A VERSÃO ANTIGA!! COMO FAÇO ?

    ResponderExcluir
  57. precisava muito de uma ajuda.. Eu tinha um orkut e tal, e ele era muito normal, hehe, isso não vem ao caso.. Mas, agora eu resolvi excluir aquele e fazer outro,porque o antigo estava muito cheio de amigos nada a ver e tal.. No meu novo orkut, o que eu acabei de criar, para as pessoas me adicionarem elas tem que colocar meu email, e eu já apertei MILHOES de vezes no link para tirar essa configuração, mas sempre pede o email.. O que eu posso fazeer????? espero respostas

    ResponderExcluir
  58. Carol,
    Verifique se sua idade está abaixo de 18 anos. O Orkut não permite que se add menores de 18 anos sem a colocação do email

    ResponderExcluir
  59. Cara eu não conseguir fazer a parada ai da música eu nem consegui achar o código ://

    Dá pra me mandar um recado pelo orkut explicando melhor??

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. Ola eu colokei a musica no perfil a um tempo atraz atraves desse metodo do pontinho, mas agora nao consigo tirar, li oque vc escreu a respeito mas nenhumas das maneiras citadas a cima funcionaram, ate mesmo exclui o sou eu mas nao adiantou nada, a musica ate parou de tocar no orkut novo mas no velho (que e a versao que mais utilizo) continua tocando. Oque eu façoooo por favor me ajudeee

    ResponderExcluir
  61. Olá estou no orkut novo e não consigo escrever no quem sou eu vou em perfil> editar > editar texto, e simplismente não consigo escrever nada.Utilizo o firefox, será que vc teria noção do que esta acontecendo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. nao consigo criar um novo orkut.porque?

    ResponderExcluir
  63. n consigo botar html no perfil

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.