Dicas para economizar na Compra de Material Escolar

Férias chegando ao fim e começa a correria para as compras de material escolar. Haja dinheiro para comprar todas as coisas. Eis algumas dicas que podem ajudar a economizar uma graninha e quem sabe comprar um Mirabel pra merenda.

- Nunca vá as compras com as crianças, elas possuem o péssimo habito de querer tudo maneiro e descolado. E isso normalmente, ou custa caro, ou são de péssima qualidade.

Verifique se tem material do ano passado que possa ser reaproveitado.

Compre sempre produtos atóxicos, principalmente cola e massas de modelar.

Material escolar não é brinquedo. Evite portanto os materiais que possam desviar a atenção da criança.

Apontador em forma de carrinho ou bonequinho podem atrapalhar bastante a concentração de uma criança, ainda mais na hora do "dever complicadíssimo"  e não esqueça de verificar  se ele está sem ferrugens e teste-os antes.

Lápis bom é o de numero 2. Os lápis que tem borracha na extremidade oposta ajudam muito na hora da organização e desviam menos a atenção do que procurar a borracha, mas são uma tentação para a boca. É preciso educar seu filho a não "comer o lápis", portanto verifique sempre esse material.

Canetas devem ser testadas antes da compra e se deve verificar se a carga está completa. A opção aqui é pelas canetas simples. A melhor ainda é a velha bic. Compre  2 cores de canetas: Azul e vermelha. Tenha sempre canetas reservas guardadas em casa, mas não dê muitas caneta para seu filho. 2 de cada cor está bom.

Borracha tem que ter cheiro de borracha e não de frutas, crianças adoram colocar coisas gostosinhas na boca, se essas coisinhas foram macias então...

Uniformes- Normalmente as escolas vendem os uniformes, mas lembre-se que eles não podem obrigar  você a comprar com eles, pois seria venda casada e isso fere a constituição dos direitos dos consumidores. Procure pelas lojas nas redondezas ou peça na Escola a lista de locais que vendem o uniforme.

 Mochilas - Nem tudo que é barato compensa e nem tudo que é caro é bom. Aquela mochila linda e baratinha de 20 reais pode arregalar os olhos de seus filhos que te encherão a paciência  para ter o produto, mas certamente não vai durar 3 meses.
Procure examinar o ziper ou fechecler da mocilha, principalmente na parte da costura. Dê uma estiacada para ver se a costura está firme e não abre espaços no tecido. Procure mochilas impermeáveis sempre.

Livros - Prepare-se para andar bastante caso queira economizar. As escolas não podem te obrigar a comprar com eles, portanto visite várias livrarias para pesquisa de preços. Caso saiba de um amigo, parente ou vizinho que tenha esse livro e não vai usar mais, perca a vergonha e peça emprestado.

Transporte Escolar: Eis o item mais importante, por tratar diretamente da segurança de seu filho. Verifique se o motorista está habilitado para exercer o transporte de passageiros, veja as condições do veículo, principalmente os pneus. Pergunte a seus filhos se o motorista é atencioso no trãnsito e se ele anda devagar.

Em casa mantenha um local especial para a guarda do material escolar, verifique sempre como seu filho está cuidando do material. Nunca deixe o material jogado pela casa. Acabou de usar peça a seu filho para guardar. Tudo na vida é hábito, ensine seu filho a zelar e conservar suas coisas e provavelmente ele passará a fazer isso com gosto

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa tarde, a escola da minha filha está exigindo a compra da agenda escolar fornecida pela escola, cujo preço é muito mais alto do que os praticados pelas papelarias em geral, sob o argumento de que elas são padronizadas. Como me recusei e optei por outra, a escola informou que eu não receberei os comunicados que são enviados durante o ano. Isso está correto?
    Ana/SP - anaiirgd@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ana

    Não não está correto. Você pode exigir seus direitos junto a escola ameaçando-lhes denunciar junto ao MEC e Procon, se possível faça uso de material comprobatório como um gravador.

    Caso a escola se recuse ou faça-lhe retaliações, não fique na promessa. Cumpra.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.