Hipótese da Higiene

Lembram aquele anuncio do sabão em pó Omo, em que aparecia a molecada brincando a vera, se sujando de lama e etc e culminava com a frase "Porque se sujar faz bem" e etc? Pois a mensagem não é uma simples campanha publicitária para vender sabão, por trás dela está uma nova tendência da medicina que acredita que o excesso de higiene faz mal a saúde, a chamada "hipótese da Higiene".

Vamos supor que por hipótese, só por hipótese; você seja uma pessoa limpinha, asseada, toma vários banhos ao dia, faz escândalo quando vê um guri descalço, surta quando alguém come meleca e vive lavando as mãos a todo instante, ou seja; vamos supor que você seja uma pessoa cheia de nojinhos. Segundo a hipótese da higiene, é bem capaz de você ou seus filhos ter doenças do tipo, alérgicas, de asma, o eczema, dermatite e a rinite.

Isso porque, o contato com a terra, com os animais e as plantas, permite o amadurecimento do sistema imunológico no que diz respeito ao aparecimento das alergias. Sem isso o seu sistema imunológico fica "ocioso" se sentindo uma besta inútil e então pira e fica doido e pode atacar as próprias células do corpo, igual a os adolescentes americanos que atiram nos coleguinhas de escola.

Nessa brincadeira, até a cezariana dançou. Os partos feitos por cezária tem sido acusados de serem um forte aliados para a instalção de doenças, já que o neném não passa pela vagina da mãe, que todo mundo sabe é cheio de porcarias, germes e bactérias, (e não tem limão que de jeito viu?). Ficando portanto a criança já no seu nascimento sem contato com as suas primeiras estimulações imunológicas.

A hipótese da higiene foi estuda pela primeira vez por alemães, logo após a queda do muro de Berlim lá por 1989, depois de notarem que os alemães do lado oriental que viviam em ambiente rural, eram mais saudáveis que os que viviam no lado urbano Ocidental.

Claro que não estão falando para você deixar seu ambiente um chiqueiro. Tudo em excesso faz mal, desde higiene á falta dela, do sol ao sal, tudo em excesso faz mal. E se você já é um velhaco, ou seu filho já tem os problemas de rinite e alergia, o melhor a fazer é continuar na sua paranóia de limpeza, pois expor o alérgico ao agentes que causam a alergia só piora a doença. Se já tá alergico, procure um médico e cuida dessa porcaria direitinho, limpando sofás, ursinhos de pelucia (melhor jogar fora) cortinas e etc.

Ah, e como tudo gera uma graninha extra, existe um site alemão que vende pela bagatela de 2 mil Euros, umas ampôlas contendo um parasitinha básico esterelizado, tipo a trichuris suis ova que vive nas tripas do porco. Eles dizem que tomando essa nojeirinha você terá um sistema imunológico mais saudável.

Essa postagem foi baseada na revista Superinteressante e pesquisada pela internet afora.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Ou seja, quanto mais sujo menos doença, mais pesado é o sistema imunológico! Muito bom, parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Menos Clarissa... menos...

    Não é pra ficar sem tomar banho, nem ficar na imundície. apenas ter mais contato com a terra e com os animais. Claro que a terra imunda ou vala, não é para se brincar.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei desse slogan "Por que se sujar faz bem" (adoro andar de bicicleta no barro)
    Mas nunca pensei por esse lado. Tá, já conhecia a teoria da higiene, mas nunca liguei uma coisa a outra...

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma verdade. O corpo só adquiri imunidade através do contato com microorganismos. é lógico que ninguém vai ficar rolando na lama e nem sem tomar banho um ano, mas tudo demais é prejudicial. Uma vida asséptica pode levar a problemas imunológicos gravíssimos.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados, isso significa que ao clicar em enviar, eles não são publicados imediatamente, e sim após serem analisados.